11 de maio de 2012

S&P 500 - novo olhar diferenciado e segmentado

Tal como escrevi na mensagem " momento único para os longos. Ou para os ursos?" os gráficos de quase todos os ativos que acompanho estão em zonas importantes. Forex, commodities e índices. Este é sem dúvida um momento que pode alterar as tendências de médio prazo. Será?

Hoje vou voltar a analisar o S&P 500, a verdadeira referência do mercado, de uma forma diferente, isto é, segmentada. Vou analisar as 7 principais Industrys deste índice. O quadro completo das Industrys e a sua explicação está nesta mensagem do dia 12 de Janeiro de 2012.

O S&P 500 está a negociar junto da importante zona de suporte dos 1370/1340 pontos. De onde pode vir a ajuda para esta zona aguentar a pressão e quem mais pode arrastar o índice para sul?

Industry Technology (19,94% market value). Esta Industry pesa praticamente 20% no índice e curiosamente foi a que mais peso ganhou no último semestre.
Os touros dominam em todos os time frames. Encontra-se a +-5% de uma forte e histórica zona de suporte. Neste momento está a testar um recente suporte e uma LTA com 8 meses de existência.  Vem fazendo sucessivos lowers lows e lowers highs relativos. Caso este local não aguente as quedas como já referi podem atingir no mínimo 5%.
Exemplo de cotadas: AAPL, INTC, MSFT, ORCL

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Financials (14,69%). Curiosamente também ganhou peso no último semestre, tendo valorizado aproximadamente 50%! do seu valor.
Foi ao encontro de uma histórica zona de resistência e neste momento leva 6 semanas a corrigir. Observando o gráfico diário, esta Industry está colada a um recente suporte e pode estar a formar um triângulo descendente. A sua quebra vai levar o importante e fundamental suporte dos 260 pontos a ser testado. Isto pode significar um potencial de queda entre 8 a 10%!
Exemplo de cotadas: BAC, WFC, JPM, C, GS.

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Health Care (11,57). Uma das mais Bullish neste momento e que pouco corrigiu.
Está perto dos seus máximos históricos e nas últimas 7 semanas lateraliza, negociando num range relativamente pequeno. Existe mesmo um possível triângulo ascendente, embora não me pareça muito sólido.
Exemplo de cotadas: JNJ, PFE, MRK, AMGN

gráfico semanal 2007-2012
gráfico diário
Industry Consumer Goods (11,21%) Outra Industry a conquistar terreno no último semestre, passando da 7ª para 4ª posição.
Negoceia igualmente relativamente próximo dos seus máximos históricos, mas nas ultimas semanas vem fazendo lowers lows e lowers highs. Podia referir uma possível bandeira, mas o seu target era brutal, o que retira alguma viabilidade. Assim, refiro que negoceia dentre de um canal descendente. O importante suporte dos 352 pontos ( que dificultou a vida aos longos durante 2011) está a 3% de distância.
Exemplo de cotadas: F, KO, PG

gráfico semanal 2007-2012

gráfico diário
Industry Consumer Services (11,01%) Manteve praticamente o seu market value.
Era a única Industry que vinha fazendo highers highs e highers lows nas últimas semanas. No entanto, o seu gráfico semanal indica uma ligeira divergência negativa entre a cotação e o RSI. Está a negociar dentro de um canal ascendente, depois de um forte movimento nos últimos meses no mesmo sentido. Normalmente estes canais podem significar um ultimo pressing dos longos para manter o poder, mas a sua quebra pode estar iminente. É importante o recente suporte dos 393 pontos aguente, caso contrário as quedas podem ser grandes. Está entre 8 a 10% da histórica zona de suporte.
Exemplo de cotadas: AMZN, EBAY, DIS, MCD

gráfico semanal 2007-2012
gráfico diário
Industry Oil & Gás (11,01%) A Industry que mais market value perdeu, o que não deixa de ser bastante curioso. Aproximadamente 1%.
Negoceia abaixo da M200 do gráfico diário e já está entre os 50% e os 61,8% de retracement de Fibonacci relativamente ao movimento entre Outubro de 2011 e Março de 2012. No limite de poder ser considerado anulada a sua tendência ascendente de médio prazo.
Negoceia nos últimos 2 meses num canal descendente e sem referencias de suportes próximas. A importante zona de suporte está a +- 10% de distância. A industry que mais pressiona o S&P 500.
Exemplo de cotadas: XOM, CVX, HAL.

gráfico semanal 2007-2012
gráfico diário
Industry Industrials (10,44%) Curiosamente manteve praticamente o seu market value.
Apenas nesta Industry e na Financials os máximos já realizados de 2012 não conseguiram superar os de 2011. Curiosamente também existe um possível triângulo descendente a pressionar a cotação, tal como na Financials. Caso o suporte desta figura quebre, existe uma zona de suporte intermédia a 3-4% de distância e que está antes do target da mesma.
Exemplo de cotadas: MMM, GE, BA

gráfico semanal 2007-2012
gráfico diário
Resumindo: existem várias Industry importantes e com um peso significativo a pressionar o S&P 500: Technology, Financials, Oil & Gas e Industrials. Estão junto de suportes e caso estes quebrem possuem margem para quedas entre os 5 e os 10%. Estas Industry totalizam +-55% do peso do índice.

As Industry Consumers estão de certa forma equilibradas, mas também a poderem sofrer ligeiras quedas.

Apenas a Industry da saúde apresenta vigor. Por certo, se existirem quedas ela também será levada por arrasto, mas pode estar aqui uma pequena ajuda aos touros.

Tal como referi na outra extensa mensagem,  " momento único para os longos. Ou para os ursos?" , este momento faz-me recordar o mês de Novembro mas em sentido contrário. Muitos sinais de possível inversão de tendência de médio prazo.

Hoje penso que pode ser um dia mais esclarecedor. Ontem, depois do fecho do mercado americano a JP Morgan (perde neste momento em pré-market 8%) deu notícias bombásticas. Como reagirá o setor bancário? Na Europa as perdas andam próximas de 3% no mesmo. Por outro lado, caso os suportes se consigam manter seguros, pode estar aqui um sinal de força por parte dos touros. Resta aguardar, mas bastante alerta.

Espero que apreciem este tipo de analise (não é fácil escrever uma analise destas). Já agora espero comentários e/ou dúvidas. Obrigado.

3 comentários:

  1. Grande análise Paubo!!!

    Parece que está tudo em sintonia, junto a zonas de suporte que caso sejam quebradas irão condicionar fortemente a evolução não só de curto prazo (que já é be baixa) mas também a de médio e talvez longo prazo.

    Uma quebra em baixa desta zona dos 1340 no SP500 bem como a zona dos 6400/6350 no Dax será um sinal bem claro para os mercados.

    ResponderEliminar
  2. Grande análise sim senhora. Voces continuam (os tres) de parabens! Abraço.
    RG

    ResponderEliminar
  3. Paubo, simplesmente espetacular! Força que eu e de certo muitos leitores deste blog agradecem!
    E para os outros dois J. Alves E Zeca força também claro!

    Estão os 3 de parabéns
    Paulo Páscoa

    ResponderEliminar