21 de dezembro de 2011

AEX

Tenho vindo a seguir com bastante atenção o índice holandês. Nas ultimas semanas talvez seja o índice mais "esclarecido" dos principais índices europeus. Vou deixar uma analise um pouco mais ampla, por ser a primeira apresentada do AEX neste blogue.

O AEX viveu nos últimos 20 anos, 3 Bull Markets e 2 Bear Markets. Durante a década de 90 teve um crescimento brutal e constante. De 1991 a 2000 passou dos +-100 aos +- 700 pontos, ainda o seu máximo histórico. Uma valorização de 600%!

gráfico mensal 1988-2011
É bastante surpreendente os máximos de cada Bull Market  e os mínimos de cada Bear Market serem sempre mais baixos...mas agora que já ficou "contada" a historia da juventude do AEX, de uma forma bastante sucinta, vou aproximar no tempo.

O AEX sofreu pesada desvalorização desde o inicio do mês de Abril deste ano, perdendo +-30% do seu valor até Setembro, mínimo dos últimos 2 anos e meio.

gráfico semanal 2008-2011
Entre Agosto e Setembro formou uma divergência positiva entre a cotação e o RSI, que permitiu nova aproximação à zona de resistência dos 307/301 pontos. Perto deste ponto estava presente uma LTD de médio prazo. Factores muito fortes a favor dos ursos, levando a nova queda.

A desvalorização parou novamente na zona de suporte dos 270-266 pontos, formando um higher low relativo. Um pequeno mas interessante sinal Bullish.

gráfico diário
Hoje (pela segunda vez este mês) voltou a negociar grande parte da sessão dentro da zona de resistência, tendo mesmo alcançado o seu máximo diário acima da LTD (este foi o sexto toque na linha de tendência com 7 meses de existencia!). Deixou ficar um inverted hammer, o que pode indicar nova inversão de tendência fraca a moderada (será muito importante os 292 pontos não serem quebrados para os longos).

Os volumes voltaram a estar abaixo da sua média, com o RSI e o ADX a estarem novamente do lado Bull.

Desde os mínimos de Setembro, deixou ficar 3 lowers highs e 2 highers lows relativos, o que demonstra um certo equilíbrio de forças. No entanto, os últimos foram deixados junto da zona de resistência e da LTD.

O AEX encontra-se sem duvida num ponto chave para os longos. Importante zona de resistência e imponente LTD. A quebra destes 2 pontos permite terminar a tendência descendente de médio/longo prazo e a neutralidade de curto prazo. Um possível ponto de entrada longo muito interessante e com boa capacidade de valorização. A acompanhar nas próximas sessões....

1 comentário: