28 de dezembro de 2011

EURJPY - novos mínimos

Hoje vou deixar ficar pela primeira vez uma analise ao EURJPY, por isso faço questão de deixar gráficos mensal, semanal, diário e 1 hora.

O par EURJPY hoje está a negociar em novos mínimos anuais e a valores de 2001 (os seus mínimos históricos foram alcançados em 2000)! Sem duvida, um verdadeiro paraíso para os ursos desde 2008. O seu domínio é total em todos os horizontes temporais.

gráfico mensal 1985-2011
Caso esta zona de suporte dos +-100,7x seja quebrada consistentemente, o espaço para desvalorizar é enorme, não existindo qualquer referencia por perto para amparar as quedas.

gráfico semanal
Apesar deste forte cenário Bearish, os longos possuem uma pequena mas interessante esperança: o EURJPY poder estar a construir um fundo (duplo fundo?) idêntico ao final de Setembro e inicio de Outubro. 

Nessa altura os dois últimos lowers lows apresentaram divergência positiva entre a cotação e o RSI. Neste momento, parece querer formar nova divergência nestes recentes 2 lowers lows (rectângulos azuis).

gráfico diário
Esta divergência pode desaparecer se a próxima vela diária atingir uma amplitude idêntica à de hoje.

Observando mais de perto, um gráfico de 1 hora, não existe ainda nenhum sinal de inversão. A LTA dos últimos dias foi quebrada no inicio desta madrugada, mantendo-se válida a LTD que começou a ser formada no passado dia 21.

gráfico 1 hora
Confesso que estou bastante curioso com esta zona de suporte. Caso ela aguente, pode mesmo formar um duplo fundo com a neckline nos 108,2X. Mas isto já significa inversão de tendência de curto prazo, o que torna ainda demasiado prematuro tal cenário.

Importante ponto: os 100,xx não serem quebrados!

Sem comentários:

Enviar um comentário