15 de dezembro de 2011

Dax 30


A resistência da zona dos 6100 pontos foi suficiente para segurar todos os ímpetos de subida que o DAX mostrou. Uma zona que assim à primeira vista não mostrava grande confiança, tornou-se numa zona de grande respeito.


Dax - gráfico diário

Para o curto/médio prazo começam a aparecer algumas novidades importantes. Os 6100 pontos passam a ser uma zona de resistência a ter em conta e a hipótese de existir um movimento até aos 6400 pontos começa a ficar cada vez mais remoto. Já a zona dos 5750 pontos começa a perder importância, a forma como o Indice tem reagido nela já nem tem grande relavância técnica, no entanto deverá ser sempre uma zona a considerar devido à sua importância no passado.

O cenário de descidas para o curto/médio prazo tem a seu favor um grande aliado, o MACD, que, conforme se pode verificar no gráfico em anexo deu sinal de venda e está a entrar em terreno negativo. Um outro aspecto importante verificado no dia de hoje tem a ver com o facto de a cotação se manter, pelo terceiro dia, abaixo das médias móveis dos 20 e 50 dias, mas agora com a média dos 20 dias abaixo da média dos 50. O cenário técnico é muito desfavorável aos longos e por isso é bem provável que novos minimos venham a caminho.

Se olharmos os cfds verificamos que, para quem está curto, hoje foi deixado um sinal claro da falta de força. Quem já tem posições curtas no DAX a estratégia de trading deve passar por colocar stops acima da zona de resistência dos 5850 e deixar rolar o trade. Para quem ainda não entrou curto uma quebra do suporte 5675 poderá ser uma boa hipótese para apanhar o comboio. Quanto a um possível trade do lado longo eu só o aconselho com um fecho do Dax acima da zona de resistência dos 5850 pontos.

2 comentários:

  1. J Alves em 1º lugar parabéns a ti, ao Zeca e ao Paubo por este blog.
    Gostaria que comentasses sff o gráfico de 2 horas no dax, observo divergências positivas tanto no rsi como no macd.
    Cumprimentos e sucesso para o vosso blog,
    Amélia

    ResponderEliminar
  2. Olá malds

    Obrigado pelas tuas palavras de apoio.

    Relativamente ao DAX, confesso que não costumo usar gráficos de 2H para análises a time frames mais pequenos. Quanto às divergências as mais fiáveis em time frames mais curtos são em gráficos de 4H, às vezes nos gráficos de 1H também funcionam, mas o certo é que geram muitos sinais falsos.

    Segunda vamos tentar analisar e discutir estes pormenores técnicos nestes times frames mais curtos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar