17 de dezembro de 2011

Cac 40

O Cac não é seguramente o Indice Europeu mais negociado, mas pelo gráfico em anexo parece-me ser, neste momento, o Indice em melhor situação técnica de análise.

Cac 40 - gráfico diário

Neste momento há 4 elementos que são cruciais para o curto/médio e até longo prazo no Cac 40. Senão vejamos:
  • Zona de resistência dos 3250 pontos;
  • Zona de suporte dos 2750/2820 pontos;
  • Linha de tendência descendente de médio prazo (LTD);
  • Zona de resistência dos 3400 pontos.

Estes quatro pontos são fundamentais pela simples razão de que uma cedeência da parte deles poderá dar ao Cac um novo sentido de tendência de médio prazo, quiça até longo prazo. Se repararmos o Cac tem neste momento toda a sua fortaleza a proteger as subidas. A LTD recentemente formada, a zona de resistência dos 3250 pontos e como última defesa a zona de suporte dos 3400 pontos. Já a proteger as descidas temos a zona de suporte dos 2970 pontos (que é seguramente a zona mais frágil delas todas), restando assim a importântíssima zona de suporte dos 2750/2820 pontos.

Actualmente, o Cac encontra-se a negociar há 3 sessões junto à zona de suporte dos 2970 pontos, que até ao momento tem aguentado o embate com a cotação. Apesar deste sinal de força do suporte, há indicadores que nos dão a entender que esta zona terá fortes probabilidades de vir a ser quebrada. O MACD já deu sinal de venda e entrou em terreno negativo. Para quem gosta de olhar para as médias móveis como auxiliares na análises técnica, podemos verificar que a cotação do Indice, neste momento, já se encontra a negociar abaixo de todas as médias móveis (MA20/50/200).

Para o curto prazo a decisão está toda em 2 zonas na LTD e na zona de suporte dos 2970 pontos, a quebra dum destes pontos levará o Cac a jogar tudo nas importantes zonas de resistência e de suporte já referenciadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário