19 de dezembro de 2011

Bovespa - Índice brasileiro

Eu tenho vindo a acompanhar o BVSP com bastante interesse. Ele teve uma particularidade muito interessante. Foi um dos primeiros índices a sinalizar uma inversão de tendência. Durante os primeiros meses deste ano vinha construindo um possível triângulo descendente, enquanto os principais índices europeus e americanos continuavam a sua caminhada ascendente.

O Bovespa sofreu uma enorme desvalorização, tal como a generalidade dos índices ocidentais, no final de Julho e inicio de Agosto. Perdeu +- 20% em apenas 2 semanas.  Durante este ano de 2011 as suas perdas rondam os +-23% neste momento.

gráfico semanal 2009-2011
Nas ultimas semanas teve 2 tentativas para superar a resistência dos 60K, sem êxito. Contudo durantes os últimos 4 meses mantém a sua tendência ascendente, bem demonstrada pelos sucessivos highers highs e lowers highs.

Vinha existindo a possibilidade do BVP estar a formar uma figura Bearish: uma bandeira (assinalada com as linhas vermelhas). O seu target ficava junto dos mínimos de 2008!  Arrasador para os longos! Mas a sua formação já ultrapassou as 12 semanas o que transforma a bandeira em canal ascendente, o que retira alguma força e simbolismo. Porém, a ameaça continua...

gráfico semanal 2010-2011
Observando mais de perto, o gráfico diário, é visível uma lateralização desde o final de Outubro, entre os 60K e os 55K. Nos últimos 2 máximos relativos foi formada divergência negativa entre a cotação e o RSI, tal como com o MACD. Por este motivo esperava uma queda com interessante momentum, mas isso não está a suceder.

gráfico diário
A projecção do rectângulo é de 5K. Caso ele seja quebrado para sul, o seu target é atirado para os 50K o que implica uma quebra da linha inferior do canal. Se a ruptura for para norte, o target vai para os 65K, valor onde se encontra neste momento a LTD de longo prazo.

Desta forma, os valores a vigiar para as próximas sessões são facilmente identificáveis: resistência dos 60K e suporte nos 55K. Os ursos aparentam ter domínio, mas os touros não querem ceder. Quem ganha a batalha?

Sem comentários:

Enviar um comentário