28 de dezembro de 2011

S&P 500 com padrão de velas Bearish

SP - gráfico diário

Conforme referi no post anterior, o Doji formado ontem no gráfico diário poderia ajudar a desenvolver um padrão de velas bear. No gráfico em anexo, já com os valores de fecho, podemos verificar a formação de tal padrão de velas bear (Doji Star Bearish). Este é um padrão com um grau de fiabilidade médio, mas com uma nota importante o Doji formou-se junto a uma importante zona de resistência, o que ajuda a acrescentar fiabilidade ao padrão de velas.

2 comentários:

  1. Boas J Alves.

    Este padrão que referes na literatura tem designação de "evening doji star" e o seu grau de fiabilidade é elevado. Aliás quer o padrão "morning star", quer o padrão "evening star", com doji ou sem doji, são dos padrões mais robustos e fiaveis. A ocorrencia de um doji reforça o padrão, e como sabes os doji são muito mais fiaveis a detectar topos que fundos...
    Por ultimo, há algo que falha na figura desenhada nos 3 ultimos dias do sp: a ausencia de um gap significativo na vela do segundo dia. É esse aspecto que normalmente é valorizado na constituição dessa figura. A cor do segundo dia, desse spinning top, é irrelevante (pode ser branca ou preta).
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boas RG

    o padrão evening doji star tinha de ter gap entre a vela branca e o doji coisa q não acontece nesta situação.

    Vês estes 2 links
    http://www.candlesticker.com/Cs73.asp

    http://www.candlesticker.com/Cs47.asp

    ResponderEliminar