16 de dezembro de 2011

Euro - Dólar

Desde o final de Outubro o cross EURUSD vêm sofrendo uma pesada desvalorização. Perdeu +-8,60% ou +-1120 pips!

gráfico semanal 2007-2011
Esta semana quebrou uma LTA de longo prazo, confirmando o domínio dos ursos em todos os horizontes temporais.

Neste momento negoceia perto de uma zona de suporte, entre os 1,296 e os 1,285. Zona fundamental não ser quebrada. Caso contrario o potencial de queda é enorme. A próxima zona encontra-se entre os 1,259 e os 1,249.

gráfico diário
O gráfico de 4 horas apresenta sucessivos lowers highs e lowers lows, formando um longo canal descendente desde o início de Novembro. A sua amplitude é enorme: +-400 pips!

Normalmente nestes longos e imponentes canais existe uma ruptura a favor da tendência, para depois existir uma quebra consistente do mesmo em sentido contrario. Talvez o primeiro e principal sinal de força dos touros a ser dado...

gráfico 4 horas
Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, o EURUSD vem formando nos últimos 2 dias um possível triângulo simétrico. A sua amplitude é de 115 pips.

gráfico 1 hora
Encaro este movimento como mera correcção. Mesmo que o possível triângulo quebre para norte, não considero um sinal significativo de força dos longos. Apenas um recuperar de energias dos ursos, para novo ataque à referida zona de suporte dos 1,296 e os 1,285.

Esta correcção tem permitido os indicadores técnicos aliviarem um pouco. Não foi formada nenhuma divergência positiva em qualquer time frame aqui apresentado, entre a cotação e o RSI. O indicador tendencial DMI tem vindo a aliviar principalmente no importante gráfico de 4 horas, mas ainda está em modo Bearish.

Sem comentários:

Enviar um comentário