27 de abril de 2012

EURUSD - breve update

O EURUSD ontem testou a linha superior da possível Broadening Bottom e entrou em correção, sem forças para se aproximar da linha descendente do possível triângulo simétrico.

gráfico 4 horas
Esta correção permitiu nova visita à recente LTA, formando inclusive divergência positiva entre a cotação e o RSI. Resistiu bem e neste momento pode estar a ser formada uma pequena Bull Flag (bem vísível no gráfico de 1 hora ou 30 minutos). A sua projeção é de +- 160 pips, o que atira o target para os +-1,338.

gráfico 30 minutos
Lembro que às 13h30 saem dados bastante importantes: o PIB americano. Depois às 14h55 o também interessante Michigan Confidence.

Penso que desde ontem os mercados estão a conseguir dar uma ideia mais consistente dos próximos movimentos. Os dados do desemprego foram relativamente maus, os índices caíram um pouco mas fecharam em alta. Depois do fecho do mercado americano, a S&P desceu o ranking da Espanha. O euro reagiu de imediato em baixa, mas perdeu "apenas" 70 pips. Muito básico.

Hoje de manhã os índices europeus abrem em baixa, saem os dados do desemprego espanhol muito maus e passado poucos minutos eles encontram-se positivos. Agora mesmo foi conhecido a colocação em mercado da divida publica italiana, o euro recuou um pouco mas já está novamente a atacar a linha superior descendente da bandeira que referi.

Tudo parece apontar para norte. Só mesmo um PIB americano muito abaixo do esperado poderá inverter este cenário. Os 1385/1390 no S&P 500 e os 1,315/1,313 no EURUSD assumem um importante ponto de controle. A vigiar. Mas parece que resta seguir o ponteiro da bússola para norte.

4 comentários:

  1. Tenho dificuldade em concordar com esta análise.
    No gráfico horário há uma divergência negativa entr o mesmo e o RSI entr as 18 h do dia 22 e hoje.

    No mesmo gráfico o ADX está a perder força embora esteja a 32. No diário o ADX está muito fraquinho, a 12.

    É verdade que o euro-schatz está a baixar ligeiramente, mas está muito alto.

    Resumindo: estou com muitas dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde costa,

    confesso que não sei se percebi bem a questão da divergencia no gráfico de 1 hora.

    Ela por acaso até existe, mas não é correto tecnicamente assinalar divergências em highers highs relativos assim afastados. Pelo meio já existiram 5 sessões diárias. Normalmente elas são assinalados nos últimos picos.

    Por acaso neste momento o gráfico de 1 hora até apresenta divergência negativa, mas que não existia quando escrevi esta mensagem. Aliás, o gráfico de 4 horas (bastante mais fiável) ainda não apresenta nada, apenas existe essa posssibilidade.

    Considero perfeitamente normal esta divergencia atual. Está em forte zona de resistência, o mercado está neste momento sem liquidez, a semana praticamente a encerrar, sendo por isso normal aliviar posições abertas ou realizar mais valias.

    Quanto ao ADX ele continua em modo Bullish, mas revela acalmia que o cross atravessa neste momento.

    Eu sou suspeito para falar do euro-schatz. Isto porque venho afirmando que está a fazer uma possível broadening top...
    Para mim hoje foi dado um importante sinal tecnico neste par. A LTD que venho assinalando no gráfico diário, e que hoje não coloquei, está praticamente arrumada, o que pelo menos implica perda de força dos ursos.

    Claro que num fim-de-semana pode sempre existir alguma situação que pode alterar tudo, mas hoje os mercados deixaram mais um sinal de força.

    Dados do PIB americano abaixo do esperado, isto depois do corte do rating ontem da espanha, e mesmo assim os indices europeus fecharam a subir e os americanos parecem caminhar no mesmo sentido.

    Resumindo, eu neste momento estou bastante bullish em sentimento e posições abertas. Ao contrário do que me encontrava a semana passada quando assinalei estas figuras Bullish nos gráfico 4 horas e 1 hora, tal como o referi.

    Obrigado pela sua mensagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paubo.

      Obrigado pelo esclarecimento. Não tinha noção de que tecnicamente, a linha de resistencia no RSI podesse estar mal traçada.

      O broadening top é um triângulo simétrico invertido ( a abrir), que pode ser quebrado para cima ou para baixo? Correcto?

      Costa

      Eliminar
  3. Exatamente, pode ser quebrado nos 2 sentidos, mas normalmente esta figura é de inversão e não de continuação de tendencia. Penso que anda na casa dos 65/70% o break contra a tendencia.

    Voltando às divergencias. Não sei se fui explicito na minha explicação. É correto assinalar divergencias quando a cotação vem subindo, faz um máximo (relativo ou não), corrige e volta a subir atingindo a cotação um valor ligeiramente superior ao maximo imediatamente anterior. O RSI antes da correção atingiu 80 pontos e neste segundo pico atinge 65. Aqui existe a tal divergência negativa. Mas isto só faz sentido se for construído nos últimos 2 picos ou máximos neste caso.

    Não posso comparar, para efeito de divergências, picos muito afastados e com vários máximos pelo meio. Só se essa divergência for sempre constante. Cada máximo possuí um RSI mais baixo.

    Mais uma observação. Este método de divergências funciona muito bem quando o mercado está neutro ou a lateralizar. Em fortes tendências transmite muitos falsos sinais, principalmente em time frames mais pequenos.

    Deixo um link ou pode ver tudo isto http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:relative_strength_in

    Obrigado e abraço

    Se existir mais alguma questão...força. Desde que eu saiba responder....:)

    ResponderEliminar