11 de abril de 2012

EURUSD - estranhamente equilibrado mas apertem os cintos!

O EURUSD depois de vários dias consecutivos a tentar furar os 1,338 sofreu 4 dias consecutivos de quedas. A zona de suporte entre os 1,300 e os 1,303 aguentou a queda.

Curiosamente este cross tem tido um comportamento bastante mais estável do que os índices europeus no ultimo mês. Estes começaram a registar quedas desde o passado dia 15 de Março, enquanto o EURUSD apenas começou a vacilar no dia 2 de Abril.

gráfico diário

As proporções também são considerávelmente diferentes. Por exemplo o DAX já perdeu +-8%, o CAC +-11%, o AEX +-9,5%, o PSI +-7,5% e o campeão IBEX 14% durante esse período. O EURUSD "apenas" 2,60% durante esse mês, porque se for considerado a mesma data, 15 de Março, até está a valorizar.

Esta estabilidade é muito bem demonstrada por um possível, enorme e duradouro triângulo simétrico. Apenas o apresento no gráfico de 4 horas, mas também é facilmente identificado no gráfico diário e até mesmo mais correto o referir nesse time frame (não o risquei para não possuir demasiadas linhas, gerando assim confusão). Ele vem sendo formado desde meados de Fevereiro.

gráfico 4 horas
A sua projeção é brutal: +-490 pips! Resta esperar pela sua ativação para saber targets. Se for para norte será +-1,38xx, para sul +-1,25xx.

Estes valores são impressionantes, mas se tornarmos a observar o gráfico diário, o EURUSD entre o inicio de Julho e de Setembro (também 2 meses portanto ) lateralizou num amplo range (+-570 pips). A sua quebra para sul representou uma desvalorização entre os 1,45X e os 1,31X em apenas 24 sessões. Target amplamente ultrapassado.

gráfico diário Maio a Dezembro de 2011
Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, o cross vem negociando dentro de um interessante range desde o dia 5 de Abril: 1,315 e os 1,303.  Nas ultimas horas vem fazendo sucessivos highers highs e lowers higs relativos.

gráfico 1 hora
Assim pode estar a ser formado um triângulo ascendente com projeção de +-100 pips, ou apenas um retângulo com aproximada projeção. Entretanto ficou formada uma divergência negativa nos 2 últimos highers highs que deve levar o cross a corrigir.

Confesso que esta analise surpreendeu-me. Não tenho negociado o EURUSD nos últimos dias/semanas pelo que me mantive um pouco afastado. Mas está a chegar um movimento importantíssimo, que vai marcar o próximo semestre ou mesmo o restante 2012.

Observando os índices europeus, principalmente o IBEX e o FTSE o meu sentimento neste cross é Bearish. Mas isto é apenas um pressentimento. Técnicamente resta espera a ativação do triângulo simétrico...

Sem comentários:

Enviar um comentário