20 de abril de 2012

SP e DAX - a confusão está instalada...

Especula-se muito sobre o próximo sentido dos principais Indices, nomeadamente S&P500 e Dax 30. Apesar de algumas opiniões já apontarem para figuras bear, nos gráficos diários, eu não partilho dessa opinião, por duas razões.

A primeira razão tem a ver com o facto dos gráficos diários ainda serem inconclusivos sobre essas figuras, quer do ponto de vista técnico, quer até do ponto de vista gráfico. A segunda razão tem a ver com aquilo que se pode contstar nos gráficos dos cfds (gráficos de 4H).

SP - gráfico diário

Analisando os gráficos dos cfds de 4h temos figuras para todos os gostos. Rectângulo, Triângulo Ascendente e Canal Ascendente. Tirando o rectângulo, as restantes figuras são claramente bullish. As conclusões sobre o rectângulo e o triângulo ascendente parecem óbvias, se tivermos uma quebra confirmada da zona dos 1390 teremos um ataque aos máximos. E se for canal ascendente?

SP - 4h - rectângulo

SP - 4h - Triangulo Ascendente

SP - 4h - Canal Ascendente

As mesmas palavras que foram escritas para o diário do SP se aplicam ao Dax. E então a LTA? É certo que é uma lta num gráfico diário, mas o que vejo nos cfds deixa-me confuso sobre o seu futuro.

Dax - gráfico diário

Os gráficos de cfds do Dax, são um autêntico quebra cabeças. Temos um triângulo simétrico invertido e uma cunha ascendente, formações que apontam para sentidos opostos.

O triângulo simétrico invertido são comuns em alturas em que o mercado não apresenta um sentido aparente. São as figuras que normalmente surgem nas alturas dos rumores (rumores da Espanha???). Tal como os triângulos simétricos é dificil prever o sentido do movimento, com uma excepção se se forem verificando as failure. Talvez ainda seja cedo para classificar aquela ida aos 6650 uma failure, mas fica o registo.

Dax - 4H - Triângulo simétrico invertido

A cunha ascendente é uma figura bear, figura esta que atira o Dax para os 6150 pontos. Pessoalmente desconfio um pouco desta figura, pois mesmo que a linha inferior seja quebrada é ainda necessário verificar a reacção ao suporte dos 6550/6570 pontos.

Dax - 4H - Cunha Ascendente

Parece que a confusão está instalada no Dax e no SP. Para um cenário de novas subidas consistentes o iedal seria a formação de uma boa base de consolidação dos indices nestas zonas: S&P500 - 1360/1390 e Dax - 6800/6550. Se isso vier a acontecer talvez lá para o final da próxima semana se comecem a visualizar formações consistentes no gráfico diário. Nessa altura estaremos em muito melhores condições para ter e emitir uma opinião mais sólida.

1 comentário:

  1. Um excelente exemplo de como a percepção e entendimento do analista é determinante. Para os que têm um gatilho mais nervoso, a subjectividade é evidente. O ideal é deixar as figuras formarem-se e não tentar antecipar a tendência do movimento.

    ResponderEliminar