17 de abril de 2012

EURUSD - falsos sinais?

O EURUSD continua a surpreender. No curto prazo encontra-se neutro e curiosamente dentro do triângulo simétrico (linhas azuis) que assinalei na anterior mensagem. Ontem deixou mesmo um Hammer junto da importante zona de suporte entre os 1,297 e os 1,303.

gráfico diário
A LTD de médio prazo está nos +- 1,328. Será muito importante esta linha de tendência descendente ser quebrada para os touros.

Esta tendencia neutra dos ultimos meses é bastante estranha, pelo menos para mim. Porquê?
  • os índices europeus continuam com fortes quedas (o IBEX já perdeu 20% desde Março!),
  • as Bonds de Itália, Espanha e Portugal desvalorizaram significativamente entre Dezembro e Março, mas desde o inicio deste voltaram ao rumo ascendente (principalmente as espanholas)
  • os futuros do euro-schatz (contratos de futuros com base em instrumentos nacionais de curto prazo de dívida emitidos pela República Federal da Alemanha) também estão a subir bastante, apesar de estes poderem estar a fazer uma Broadening Top
    
    gráfico diário futuros euro-shatz
    
  • o dólar índex é o único que me parece querer dar um sinal positivo e a favor do euro. Está a testar uma LTA (já com um falso break) e os 80 pontos estão a servir de interessante resistência. Estará mesmo a formar um H&S? Não costumo dar atenção aos que se formam fora de topos/fundos, mas desde que o S&P formou e ativou um no final do ano passado...
    gráfico diário dóllar index
Regressando ao EURUSD, é visível um ligeiro break ao triângulo simétrico (e LTA) no gráfico de 4 horas.Neste momento negoceia junto da zona de resistência da semana passada, entre os 1,315 e os 1,313.

gráfico 4 horas
Observando ainda mais de perto, o gráfico de 1 hora, tenho de fazer referência a uma figura visível em todos os time frames já aqui colocados (deixar o melhor para o fim), mas que ainda não referi: uma improvável Broadening Bottom. 

gráfico 1 hora
A sua projeção é de +-200 pips, o que atira o target para os +-1,345.

Eu tenho alguma dificuldade em dar importância a esta figura. No entanto, ela pode ser apenas o catalizador da ativação do enorme triângulo simétrico (é importante ele ser ativado o mais tardar na próxima semana devido à regra dos 2/3-3/4 da sua duração).

Não o referi anteriormente, mas o EURUSD vinha formando no final da semana passada uma possível bandeira Bearish. A sua projeção vinha para o nível do target do triângulo simétrico quebrado para sul. Hoje ela foi anulada.

Com a Espanha a ser o alvo principal de novo ataque à zona euro, este pode vir a demonstrar um fortíssimo sinal de vitalidade caso estas figuras Bullish sejam ativadas.

Confesso que tenho alguma dificuldade em acreditar nelas devido ao meu atual sentimento Bearish...mas isso pouco ou nada importa.

1 comentário: