13 de fevereiro de 2012

CAC em zona de resistência, mas...

O Cac 40 foi o Indice vencedor na votação dos discos pedidos.

Recupero aquilo que escrevi na última análise ao CAC, quanto às grandes zonas de referência:

- Zona de suporte dos 2750/2820 pontos;
- Zona de resistência dos 3350/3430 pontos;
- Zona de resistência dos 3600/3650 pontos;
- Zona de resistência 4080/4150 pontos coincidente com o seu máximo histórico.
 
Cac - gráfico diário

A análise técnica é sem dúvida uma ferramenta interessante para a negociação, mas muitas vezes só passado algum tempo é que nós conseguimos ver certas formações que estão nos gráficos. É o caso deste fundo arredondado, cujo breakout já foi feito em meados de Dezembro de 2011, e cujo target aponta para os 3750 pontos. Estou convencido que esta formação de inversão de tendência irá marcar os próximos tempos no Cac.

Cac - gráfico diário

Numa perspectiva de curto prazo, temos o CAC a negociar dentro da zona de resistência dos 3350/3430 pontos, logo, só uma quebra em alta do limite superior poderá dar força para novas subidas. Há 2 notas interessantes que podemos destacar, mas às quais não se poderá dar muita importância, são elas o facto de o Indice estar a negociar acima da MA200 e o facto de se ter criado uma Linha de Tendência Ascendente. Sobre as médias móveis muitas vezes elas valem o que valem, no entanto fica o registo, já relativamente à LTA, devido à sua inclinação poderá ser quebrada com alguma facilidade, daí as minhas reservas.

Para quem quiser tomar uma posição no CAC, penso que é necessário ter alguma prudência e esperar uma melhor clarificação. Posições longas só após confirmada a quebra da zona de resistência. Já posições curtas, apesar de estarmos em zona de resistência, convém lembrar duas coisas: tendência de subida e activação do fundo arredondado já foi feita.

Sem comentários:

Enviar um comentário