28 de fevereiro de 2012

Light Sweet Crude Oil - os combustíveis ainda vão aumentar mais!

O crude (negociado na bolsa Globex) encontra-se novamente muito perto dos máximos de Abril de 2011.

gráfico semanal 2007-2012
Actualmente a sua tendência a longo prazo é claramente ascendente, muito bem demonstrada pela LTA com quase 3 anos de existência. A médio prazo está neutra/ascendente e a curto prazo comandam os touros.

No passado dia 17 activou o H&S invertido que referi na anterior mensagem, tendo já alcançado 2/3 da sua projecção.

gráfico diário
Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, o crude atingiu a projecção do triângulo simétrico com bastante precisão.

gráfico 4 horas
Confesso que me sinto tentado a referir um pequeno H&S no gráfico acima colocado. No entanto, observando o gráfico de 1 hora, a minha opinião muda radicalmente. O crude, na ultima hora da sessão de ontem do mercado americano, veio testar a LTA de curto prazo, bastante inclinada, e reagiu bem. Desta forma, pode estar a formar uma pequena bandeira.

gráfico 1 hora
A sua projecção é de +-4,55 USD, o que atira o target para os 112,50. Curiosamente este valor fica muito próximo da resistência e da projecção do H&S invertido do gráfico diário.

Não existe em nenhum time frame aqui analisado, qualquer sinal de abrandamento na valorização do crude.

Para terminar deixo apenas uma curiosidade. Com excepção de alguns pequenos períodos, como por exemplo durante o anterior mês de Janeiro, existe uma correlação bastante interessante entre o crude e o principal índice americano, o S&P 500.

Entre o final de 2008 e no principio de 2011, o crude (linha vermelha no gráfico abaixo) forneceu sinais de subidas ou descidas em antecipação ao S&P 500 (linha azul). Nos últimos 2 meses parece existir a situação oposta.

gráfico semanal comparando o crude com o S&P 500

Sem comentários:

Enviar um comentário