14 de fevereiro de 2012

Uma entrada longa no Citi? Sim...

Hoje írei analisar o Citigroup, pois parece-me estar numa situação interessante de trading.

Conforme se pode verificar no gráfico de longo prazo temos várias zonas de referência a destacar no citi:
  • Zona de suporte dos 23/24 dolares;
  • Zona de suporte dos 31.55 (neckline do fundo arredondado);
  • Zona de resistência dos 37;
  • ´Zona de resistência dos 43;
  • Zona de resistência dos 50/51 dolares.

Citi - gráfico diário

Face à cotação actual do citi, queria incidir mais a análise no curto prazo. Conforme se pode verificar o Citi fez um fundo arredondado durante praticamente sete meses. Várias vezes olhei para o seu gráfico a tentar perceber que formação se estava a desenvolver e só já quase na fase do breakout é que consegui perceber o que verdadeiramente estava a acontecer em termos de AT.

Os fundos arredondados são formações de inversão de tendência, por excelência. Várias notas para se entender o que aconteceu nas últimas duas semanas. A neckline situada nos 31.55 dolares foi quebrada em alta com um gap, chamado breakaway gap. Esta quebra em alta da neckline com um gap parecia ter sido um sinal forte, mas mostrou fraqueza. Esta fraqueza tem uma justificação, o gap e a subida da cotação não foi seguida de aumento de volume, o que nestas circunstâncias, diz a literatura que os gaps acabam por ser fechados, o que se traduz num pullback a neckline.

Após o breakaway gap a cotação reagiu mal à zona dos 34.50 e fez um padrão de velas bear - o Dark Cloud Cover, ou seja, se dúvidas houvesse que este gap iria ser ou não fechado, o padrão de velas bear ajudou a confirmar a suspeita que a falta de volume me tinha colocado.

Face a esta situação, em termos de AT, melhor não podia haver para reflectir sobre uma entrada longa. Para quem não entrou no breakout, tem hoje uma boa oportunidade para o fazer, umas vez que o gap foi fechado e a cotação reagiu bem à zona da neckline. Para quem quiser ser mais prudente, o melhor é aguardar para amanhã para perceber se este movimento de descida foi apenas um pullback, ou se será um movimento de maior amplitude. Quem entrou hoje junto à neckline convém não esquecer os stops.

Citi - gráfico diário

1 comentário:

  1. Quando olhei para o grafico superior pareceu-me mais um duplo V que um fundo em prato ou arredondado. De qq forma são ambas figuras de inversão, desde que validadas. Quanto ao resto da analise e plano de trading, plenamente de acordo.

    ResponderEliminar