27 de fevereiro de 2012

Sonae Indústria - prima do PSI-20?

Normalmente não tenho o habito de analisar e/ou negociar cotadas que apresentem fracos volumes. A sua média diária está nos +-150 000 acções transaccionadas, mas reconheço que tecnicamente está numa situação de curto prazo interessante. Aliás, o seu gráfico está muito idêntico ao do PSI-20.

A Sonae Industria pertence à Industry Industrials, Supersector e Sector Construction & Materials e Subsector Building Materials & Fixtures.

A leitura da sua Big Picture é bastante simples e fácil de definir as zona importantes. Desde o inicio de 2007 entrou em profunda queda, definindo apenas 2 zonas de suporte/resistência. Os longínquos +- 2,85 e os +-1,50.

gráfico semanal 2006-2012
Desta forma a SONI é dominada pelos ursos em todos os horizontes temporais mais alargados. Apenas no curto prazo os touros têm demonstrado alguma força. Este domínio é muito bem demonstrado pelas 2 LTDs de longo prazo.

gráfico semanal 2008-2012
Desde que a zona de suporte dos +-1,50 foi quebrada, entrou em queda total, negociando sem qualquer tipo de referencia. Os 1,15 podiam ter sido uma referencia (mínimos de 2009), mas não causaram qualquer reacção.

O seu fundo (será?) parece ter sido construído em Novembro passado. Nessa altura foi construída uma divergência positiva entre o RSI e a cotação, com o indicador tendencial ADX a começar a dar sinais de neutralidade. No entanto existe algo que me deixa bastante desconfiado: o seu volume.

Normalmente, quando existe fortes tendências, principalmente descendentes, os fundos têm tendência a criar fortes volumes (o caso do BCP). Primeiro em velas vermelhas e depois nas verdes. Se eles não aparecem, normalmente é formada alguma figura de reversão (o caso da BRI). Na SONI isso não sucedeu. As velas vermelhas tiveram sempre volumes dentro da sua média.

gráfico diário
Desde o final de Novembro a SONI vem deixando sucessivos higher highs relativos, mas construindo uma recente zona de resistência entre os 0,74 e os 0,724. Desta forma, pode estar a ser formado um triângulo ascendente. Ora este padrão gráfico normalmente não surge em fundos, mas sim em continuação de tendências. O que claramente não é o caso.

Neste ponto, regresso ao gráfico do PSI-20. Ele entre Novembro e Janeiro também parecia estar a fazer a mesma figura, posteriormente anulada. Neste momento, aparenta estar dentro de um rectângulo.

Devido ao referidos highers highs relativos, os longos comandam as operações nestes últimos 3 meses. Mas é fundamental a zona de resistência entre os 0,74 e os 0,724 ser quebrada. Este será sem duvida o primeiro grande sinal de força dos touros e inversão de tendência. Enquanto isso não suceder, os ursos podem novamente mostrar as suas garras. 

Pontos a vigiar e que podem proporcionar boas entradas, curtas ou longas:
  • zona de resistência entre os 0,74 e os 0,724
  • linha ascendente do possível triângulo ascendente nos 0,643 e que também pode corresponder a um pequeno suporte (como se pode verificar no gráfico abaixo, os 0,65/0,64 provocaram um volume de transacções bem interessante)
  • o mínimo do dia 22 de Dezembro nos 0,583 (possível rectângulo?)
  • e claro, os mínimos históricos nos 0,50.

gráfico diário

Sem comentários:

Enviar um comentário