2 de fevereiro de 2012

Nasdaq 100 - sem referências a norte

O Nasdaq 100 é claramente o índice ocidental mais Bullish atualmente. Negoceia em valores que não eram alcançados desde Fevereiro de 2001!

Observando a sua big picture, o Nasdaq 100 negoceia sem qualquer tipo de referencia ao nível de resistências. Em 2000 os 2900  pontos serviram de suporte/resistência. Nos entanto, não considero esses minimamente validos devido à sua distância temporal.

gráfico semanal 1999-2012
Desde Novembro de 2011 vem fazendo sucessivos highers higs e higher lows e praticamente desde 19 de Dezembro passado não sofre qualquer pausa para respirar. 

Durante os meses de Novembro e Dezembro formou um triângulo simétrico. A sua projecção era de 205 pontos, o que atirava o target para os 2500 pontos. Foi ativado na primeira sessão deste ano e logo com um forte gap up. Ontem o seu target foi alcançado.

gráfico diário
Nos últimos meses este índice tem alterado um pouco a sua personalidade. Entre Setembro de 2010 e Novembro de 2011 abriu 27 gaps. Todos foram fechados. Nos últimos 2 meses deixou para trás 3 gaps ainda não encerrados. O primeiro está a +- 300 pontos de distancia...não me parece muito lógico estar com este tipo de referência neste momento, apenas uma curiosidade.

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas em CFDs, ele vem evoluindo através de uma LTA com mês e meio de existencia. Pelo caminho foi formando algumas divergências negativas entre a cotação e o RSI, que provocaram apenas algumas pequenas correcções que podiam ser aproveitadas para reforços longos.

gráfico 4 horas em CFDs
É nestas situações que se podem ser armadas ratoeiras. As divergências funcionam muito bem quando o mercado está a lateralizar, ou não possui uma tendência muito marcada. Desde Dezembro a tendência é claramente ascendente.

Pelo meio também surgiram possíveis figuras Bearish, como por exemplo 2 broadenings tops, que foram desarmadas facilmente...

Ontem e hoje a zona dos 2480 está a servir de suporte/resistência e não existe grandes sinais de abrandamento dos longos. No gráfico de 1 hora existe uma modesta divergência negativa, mas enquanto a cotação evoluir acima da LTA, abrir posições longas é um mero exercício de adivinhar topos.

Sem comentários:

Enviar um comentário