16 de fevereiro de 2012

SP 500 - consolidação ou inversão de tendência?

Aqui ficam os gráficos do SP500. O canal ascendente continua intacto e a cotação está neste momento a negociar na base inferior do canal. Neste gráfico apresento também uma zona que está identificada numa linha mais carregada, que corresponde à zona dos 1330 pontos. Caso o SP500 quebre a linha inferior do canal ascendente e quebre também a zona dos 1330 pontos, considero que deixamos de estar em consolidação e entramos numa situação de inversão de tendência de curto prazo.

SP canal ascendente - gráfico 1h

Deixo também um outro gráfico, onde se pode verificar a possibilidade de estarmos a formar um triângulo horizontal ascendente invertido, também designada formação de alargamento. Esta figura quando associada a topos pode constituir uma situação de inversão de tendência. É também frequente nestas figuras a existência de falsos breaks, daí voltar a repetir, só uma quebra em baixa dos 1330 pontos me levará a mudar de opinião.

Enquanto o SP500 continuar a negociar acima dos 1330 pontos temos uma situação técnica de consolidação, caso quebre os 1330 penso que a situação passa a inversão de tendência de curto prazo e nesta situação teremos fortes probabilidades de visitar a zona de resistência dos 1300 pontos.

SP triangulo ascendente invertido - gráfico 1h

Sem comentários:

Enviar um comentário