17 de fevereiro de 2012

EURJPY - o par mais Bullish

Não tenho apresentado analises do par EURJPY por completo esquecimento...infelizmente! Não tenho observado os seus gráficos, não tenho investido e ele é só o par mais Bullish no curto prazo (de todos os pares do euro que acompanho)! Imperdoável!

Com excepção das ultimas semanas, os ursos continuam a dominar completamente.

gráfico semanal 2008-2012
Observando apenas os últimos 10 meses, o EURJPY formou e activou no passado dia 9 deste mês, uma poderosa figura Bullish: um Head and Shoulders invertido. A sua projecção é de +-530 pips, o que atira o target para os +-107,7. Este valor fica perto de uma possível zona de resistência e acima de uma importante LTD de médio prazo.

Recordo que nas ultimas mensagens que escrevi do EURUSD também venho referindo um possível H&S. Ele ainda não foi activado.

gráfico diário
É fundamental para os touros esta LTD, com 10 meses de existência, ser quebrada. Será o segundo sinal de força deles, podendo terminar o longo período de domínio dos ursos.

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, não existe qualquer sinal de enfraquecimento dos longos. Não existe divergências, velas de inversão, e o indicador tendencial virou para modo ligeiramente Bullish nas ultimas horas. Aliás, eles conseguiram a grande proeza de anular uma possível figura Beraish: uma Rising Wedge.

gráfico 4 horas
Claro que esta figura gera controvérsia. Ele foi formada a favor da tendência dos últimos dias. Ok! Mas a tendência mais afastada era descendente, o que podia implicar falso sinal. Eu provavelmente tinha sido stopado esta manhã....

Resumindo: entrar longo neste momento é um pouco arriscado. O movimento já vai um pouco esticado, como se pode verificar no gráfico de 1 hora. Mas entrar curtos pode implicar stops activados. Resta esperar uma pequena correcção.

gráfico 1 hora

2 comentários:

  1. A questão aqui é que o par usdjpy também sobe, e o Japão à conta disso tem subido mais que os outros indices asiáticos.

    ResponderEliminar
  2. Sim, é verdade.

    O Iene tem desvalorização em toda a linha. Mesmo o GBPJPY está com forte valorização.

    O USDJPY está com forte valorização, mas neste momento está junto de uma forte resistência. De todos os pares/cross que acompanho do Iene, este talvez seja o que é mais fácil arriscar uma posição curta, mas mesmos assim...não pago para ver.

    ResponderEliminar