5 de janeiro de 2012

AIG com triângulo ascendente em formação

Como ainda estamos em época natalícia irei efectuar duas análises relativas à votação dos discos pedidos, e por isso, com a minha escolha, vamos agora espreitar como anda a AIG.

Depois de vários meses sem olhar para os gráficos da AIG, podemos verificar interessantes pormenores técnicos para uma perspectiva de curto/médio prazo.


AIG - gráfico diário

Olhando para o longo prazo podemos ver como os gráficos e a análise técnica nós podem ser bem úteis para evitar grandes perdas na carteira. Reparem no que aconteceu quando foi quebrada em baixa a Linha de Tendência Ascendente (LTA) em inícios de 2011, estava a cotação nos 42 dolares. Desde essa altura o movimento de queda iniciado só parou em Outubro de 2011 já com a cotação abaixo dos 20 dolares.

Para o longo/médio prazo saliento também a importância da zona de resistência dos 27/29 dolares zona apartir da qual a AIG entrará em Bull Market, quando for quebrada em alta.

Olhando o curto/médio prazo as perspectivas para a AIG até parecem ser animadoras. Neste momento os valores a ter em conta são:
  • Zona de resistência dos 24.50 dolares (zona muito importante para o curto prazo);
  • Zona de resistência dos 27/29 dolares;
  • Zona de suporte dos 20 dolares. 

AIG - gráfico diário

Destaco especial atenção a esta zona dos 24.50 dolares uma vez que, além de estarmos perante uma zona de resistência de curto prazo associada ao limite superior de um possível triângulo ascendente, estamos também perante a zona de uma Linha de Tendência Descendente (LTD) de médio prazo.

No curto prazo tudo se vai desenrolar nesta zona. A quebra da LTD e a quebra da linha horizontal do triângulo ascendente irá projectar a AIG para um ataque aos 27 dolares. Caso esta situação não se venha a concretizar e tenhamos uma quebra em baixa da linha ascendente do triângulo, a AIG continuará a sua agonia, e é bem provável que faça um novo teste à zona de suporte dos 20 dolares. Apesar de estarmos perante a presença de uma figura bullish (triângulo horizontal ascendente), não podemos descartar cenários de baixa, pois a LTD de médio prazo mete algum respeito.

Tal como no BAC a AIG pode estar na eminência de dar um forte sinal bullish de curto/médio prazo, que caso venha a acontecer (quebra da importante zona de resistência dos 24.50), também me levará a comprar um bilhete para assistir ao filme.

1 comentário:

  1. Muito boa analise, onde tem em conta todos os cenários possíveis.
    Não é fácil analisar um activo destes.

    ResponderEliminar