18 de janeiro de 2012

EURUSD - encostado à resistência

Hoje o cross EURUSD está a negociar encostado na zona de resistência entre os 1,296 e os 1,285. Esta semana já leva um ganho de +-200 pips. A divergência que assinalei no gráfico diário acabou mesmo por ajudar os longos.

Um pouco acima existe uma LTD de curto prazo (com 3 meses de existência), neste momento nos +-1,288. Apesar da sua inclinação ser bastante acentuada, é mais um obstáculo a favorecer os ursos.

gráfico diário
A possível Broaddening Bottom continua a ser formada, sendo mesmo já possível identificar o seu rascunho no gráfico diário. Lembro que a sua projecção é de +-260 pips

gráfico 4 horas
A meio desta figura têm existido uma resistência nos 1,280. Hoje ela foi superada e na ultima hora de negociação está a servir de suporte..

Observando ainda mais de perto, o gráfico de 1 hora, a cotação está a sentir o peso de uma recente LTD. 

gráfico 1 hora
Durante o dia de hoje formou uma muito ligeira divergência negativa neste gráfico. Convém referir que o pico de ontem não o considero para este efeito, visto ele ter já provocado um significativo alivio no RSI durante esta manhã.

Resumindo, a estes valores pode existir uma correcção. Zona de resistência e LTDs no gráfico diário e de 1 hora. Caso estes pontos sejam superados, começo mesmo a acreditar na activação da Broaddening Bottom. Pelo menos enquanto não fizer um novo lower low relativo, isto é, negociar abaixo dos 1,273/1,271.

Existe mais um factor que me faz pensar poder existir um forte movimento ascendente. Se for observado o gráfico da relação entre posições existentes longas e curtas, o EURUSD está num valor muito baixo. Isto significa a que os curtos estão mesmo a tentar levar o cross para baixo. O que pode fazer disparar muitos stops...a eles.

2 comentários:

  1. No seguimento da figura acima mencionada (triângulo simétrico invertido), aguardo um failure dado a forte resistência na zona dos 1.2880, o que a levará a testar novamente a zona de suporte.

    ResponderEliminar
  2. Realmente parece normal existir uma correcção junto dos valores actuais, isto é, entre os 1,296 eos 1,285. Forte zona de resistência, LTD do gráfico diário.

    Mas para mim hoje, e mesmo ontem, foram dados sinais muito interessantes de força dos longos. Primeiro o EURUSD corrigiu apenas até aos 50% de fibonacci relativamente ao movimento dos 1,262 aos 1,280. Hoje quebra a recente resistencia dos 1,280 e a LTD. Inclusive podia ter sido formada uma ligeira divergência negativa no gráfico de 1hora, mas foi anulada.

    Neste momento o gráfico de 4 horas não dá mostra de fadiga. Por estes motivos começo mesmo a considerar como muito viável a formação do tal triângulo simétrico invertido ou broadening.

    Mas realmente confesso que me custa acreditar na sua probabilidade de activação. Parece muita "fruta" para o actual momento da europa...

    Se a correcção que considero provável acontecer, não descer dos 1,280/1,278, ou no limite os 1,274, enjtão começo mesmo a acreditar num forte movimento ascedente para breve.

    Se amanhâ considerar que existem novidades, vou deixando actualizações da minha leitura.

    Abraço

    ResponderEliminar