17 de janeiro de 2012

EURGBP - histórica zona de suporte

O par do Euro com a Libra Esterlina está a negociar numa importante e histórica zona de suporte.

Nos primeiros anos da década de 90, a abrangente zona de resistência dos 0,844-0,815 travou a valorização do euro, formando um duplo topo.

gráfico mensal 1988-2012
Em Abril de 2000 atinge o seu mínimo histórico nos 0,544. No final desse ano inicia um prolongado Bull Market, atingindo o seu máximo histórico no final de 2008 nos 0,988 (não conseguindo atingir a paridade).

Apesar de em Março de 2011 ter quebrado uma LTD com 2 anos e meio, a sua tendência dos últimos 3 anos é descendente. No longo prazo está neutra (últimos 2 anos) e descendente a médio e curto prazo.

gráfico semanal 2008-2012
Entre Maio e Julho de 2011 sofreu a ameaça de um Head & Shoulders, mas esta acabou por não ser activado. Acabou por sofrer uma lateralização durante o segundo semestre do ano passado.

No dia 12 de Dezembro quebra os suporte desse rectângulo, atingindo praticamente o seu target no passado dia 9 de Janeiro.

gráfico diário
Como se pode verificar no gráfico diário, eu vinha apontando duas figuras a serem construídas durante o ultimo semestre de 2011: o já referido rectângulo e um triângulo descendente. Ao ser quebrado o suporte dos 0,852/0,851, ambas as figuras forma activadas. O target da 1ª já foi atingido, mas o do triângulo ficou a +-1/3 de ser alcançado.

Nos últimos lowers lows foi formada uma divergência positiva entre a cotação e o RSI. Por isso considero perfeitamente normal a correcção que este par está a ter. Histórica zona de suporte e divergência positiva a ajudar os touros. Neste momento, o indicador tendencial parece querer sair da posição Bearish.

Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, pode estar a ser formado um triângulo ascendente. A sua projecção é de +-130 pips, o que atira o target para os +-0,849. Lembro que este valor coincide com a zona de suporte quebrada em Dezembro e que activou as figuras Bearish.

gráfico 4 horas
Não será fácil os touros ganharem esta batalha. Existe uma LTD e a resistência dos 0,837 a ajudar os ursos.

Nos últimos meses tenho alterado a minha opinião relativamente a este par. Não o considerava muito técnico, mas desde Julho que o venho seguindo com bastante atenção. Não existe movimentos muito brusco ou oscilação de grandes pips. No fundo, acaba por ser uma boa alternativa a quem procura negociar no forex mais relaxado.

Sem comentários:

Enviar um comentário