11 de janeiro de 2012

Dax com claros sinais Bullish

Reparem bem neste gráfico de longo prazo do DAX, como podemos facilmente destacar 3 importantes zonas:
- A zona de suporte dos 5000 pontos, zona correspondente aos minímos de 2011 e zona de confirmação do Bull Market em 2009;
- Zona de resistência dos 6350/6500 pontos;
- Zona de resistência 7450/7580 pontos, zona correspondente aos máximos de 2011.

Podemos encontrar lá outras zonas, mas na minha opinião não fazem parte da coluna vertebral do DAX. Podemos também referir: os 5850 pontos, zona que durante os últimos meses foi bastante desrespeitada, apesar da sua importância histórica.



Dax - gráfico diário

Para o curto/médio prazo encontramos então outras zonas:
- Zona de suporte dos 5400 pontos;
- Zona de resistência dos 6150 pontos, zona esta coincidente, actualmente, com o limite horizontal do triângulo ascendente que está em vias de ser activado.

Porque é que o DAX está com claros sinais bullish? Por 3 razões, duas delas já confirmadas.
  1. A quebra da LTD de médio/longo prazo;
  2. A formação de uma clara LTA de médio prazo;
  3. A formação de um triângulo ascendente em vias de ser activado, cuja projecção pode colocar o Dax nos 6650 pontos.
Relativamente a este triângulo ascendente e à sua projecção há um aspecto a salientar que tem a ver com o facto de termos pela frente uma zona de resistência, que, na minha opinião, é estrutural para o DAX, a zona dos 6350/6500 pontos.

Estamos perante um cenário técnico muito interessante e que podemos questionar. Será que a projecção do triângulo ascendente terá a força para quebrar esta zona de resistência que se lhe coloca? Na minha hierarquia de importância para a análise técnica (AT), os suportes/resistências são mais importantes que as figuras, por isso estas minhas interrogações.

Se o Dax tiver a força suficiente para cumprir o target do triângulo ascendente e quebrar em alta esta zona de resistência estamos perante um movimento técnico que na minha opinião me leva a dizer que o DAX entrou novamente em claro Bull Market.

Dax - gráfico diário

Face a isto podemos dizer que, a confirmação da quebra em alta do limite horizontal do triângulo ascendente na zona dos 6150 pontos, será uma boa oportunidade para abrir posições longas sobre este Indice.

Sem comentários:

Enviar um comentário