3 de janeiro de 2012

PSI 20 - tenta espreitar por cima do muro...

O PSI 20 passou por momentos muito complicados em Novembro passado, ao quebrar a histórica zona de suporte (agora resistência) dos 5690-5650 pontos.

gráfico semanal 2007-2012
Esta ruptura praticamente coincidiu com a activação de um triângulo descendente. A sua projecção era de +-620 pontos, o que atirava o target para os 4920 pontos. No dia 25 de Novembro atinge os 5126 pontos, o valor mais baixo desde 2002!

Esta semana, tenta espreitar novamente acima do importante muro. Esta recente subida permitiu fazer um novo higher low, o primeiro desde Agosto.

gráfco diário
Estou bastante curioso com o actual momento do PSI 20. Fechou novamente dentro da zona de resistência, o RSI está em modo Bull e com margem para ainda subir, assim como  o indicador tendencial ADX. O volume hoje foi interessante, dentro da sua média.

Deixei ficar no gráfico diário um possível triângulo ascendente. Mas, se amanha o PSI 20 fecha acima do valor de hoje, esse triângulo deixa de fazer sentido. 

Caso os +-5710 pontos cedam, existe a linha descendente do triângulo descendente acima referido muito perto. Esta linha apesar de ter 3 toques, apenas considero 2 zonas por o 2º e 3º toque terem sido consecutivos, logo não lhe coloco o rótulo de LTD. Será capaz de travar o índice?

Para quem está longo, uma pequena correcção até pode ser encarada como positiva para as próximas semanas. O possível triângulo ascendente começava mesmo a ser formado...

Sem comentários:

Enviar um comentário