10 de janeiro de 2012

IBM - Head & Shoulders em vias de activação

A IBM é uma das empresas que quase dispensa apresentação, mas para mim esta é a primeira vez que estou a analisá-la. Não vou fazer uma análise muito exaustiva, mas sim uma análise mais prática tendo em vista um possível short na acção.

IBM - gráfico diário

Analisando o gráfico do último ano temos 2 grandes zonas:
- Zona de suporte dos 160 dolares;
- Zona de resistência dos 190/195 dolares, correspondente ao seu máximo histórico.

Podemos ainda definir uma outra zona de resistência à volta dos 173 dolares, mas esta de muito menor importância.

IBM - gráfico diário

Para o curto prazo, o gráfico da IBM parece ser bastante esclarecedor. Temos uma Linha de Tendência Ascendente (LTA) de curto prazo, linha esta, que conforme se pode verificar no gráfico, corresponde à neckline do Head & Shoulders (H&S).

Este H&S está já está completamente formado restando apenas a sua activação, a qual ocorrerá com a quebra da neckline, ou seja, com a quebra em baixa da zona dos 180 dolares. O target deste H&S é bastante bom, pois atribui um margem de queda de 10%.

Um dos pormenores técnicos a observar nos H&S deve ser o volume. No caso da IBM ele deixa boas indicações. O volume verificado na formação da cabeça foi relativamente baixo e inferior ao do ombro esquerdo. Já o volume na formação do ombro direito foi também inferior ao observado na cabeça. Quanto ao volume no que diz respeito à formação desta figura de inversão de tendência podemos dizer que ela tem pernas para andar. Resta agora o pormenor do volume que irá surgir na quebra da neckline. Se tivermos uma quebra em baixa da neckline com um significativo aumento de volume, este é o sinal chave para termos a confirmação que o H&S vai ser activado.

A ajudar temos também o MACD que entrou em terreno negativo durante a formação do ombro direito.

Face a isto podemos dizer que temos na IBM um conjunto de indicadores que nos dão fortes sinais que o próximo movimento poderá ser claramente um movimento de baixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário