31 de janeiro de 2012

Sonae - um rectângulo à espera de decisões

Antes de começar esta análise queria dizer que por motivos pessoais terá se ser uma análise bem mais sintética do que eu desejava. Face a esta situação irei centrar-me essencialmente no curto prazo.

Numa perspectiva de longo prazo deixo-vos um gráfico onde para mim destaco 3 zonas:
  • Zona de suporte dos 0.39/0.425, zona coincidente com os minimos de 2011 e com os minimos de 2008;
  • Zona de resistência dos 0.69/0.73;
  • Zona de resistência dos 0.98.

Sonae - gráfico diário

Para o curto prazo os valores a ter em conta são:
  • Tal como para o longo prazo a zona de suporte é a mesma: 0.39/0.425;
  • Zona de resistência dos 0.48.
Sonae - gráfico diário

Depois de descritas as zonas mais importantes acho interessante verificar o gráfico de curto prazo. Já vi algumas referências ao facto da sonae estar a construir um triângulo simétrico, sim ele está lá e o volume também é prova disso. No entanto, como tenho vindo a referir tenho muitas dúvidas que inversões de tendência se façam com triângulos, e como as minhas análises ao PSI 20 apontam para esse sentido, entendo que a figura que faz mais sentido neste cenário técnico é o rectângulo, ou seja, os rectângulos como figuras de inversão associadas a fundos, pois os rectângulos são por regra figuras de consolidação de tendência.

Faz sentido falar em rectângulo quando temos um triângulo simétrico desenhado no seu interior? Por esta situação é que  cada vez tenho mais certezas que estamos perante um rectângulo, pois é muito comum o rectângulo ser constituído por um triângulo simetrico no seu interior.

Com um curto prazo com estas características o cenário de trading é bastante mais fácil, pois basta utilizar a técnica de negociação nos rectângulos, vender nos topos e comprar nos limites inferiores. Nestas forma de negociar é preciso ter atenção aos sinais para percebermos quando um dos limites pode estar para quebrar. Esses sinais passam pelo volume (verificar se o volume aumenta com as subidas ou com as decidas), em às vezes por gaps.

Mais um pormenor este rectângulo tem um target, que caso seja quebrado em alta coincide com a próxima resistência de curto prazo os 0.55€. Assim sendo, como comentário final à Sonae devo dizer que é preciso esperar pelo que vai acontecer nos limites do rectângulo, até que isso aconteça vamos aproveitando outras oportunidades de trading.

Sem comentários:

Enviar um comentário