26 de janeiro de 2012

EURUSD - correcção ou inversão de tendência?

O euro durante 3 meses desvalorizou fortemente, perdendo +-1 620 pips. Brutal! Nas ultimas 9 sessões recuperou 550 pips. Com o target da Broadening Bottom quase a ser alcançado, tenho que voltar a realçar a minha surpresa pela força desta figura...

O EURUSD está neste momento junto do limite superior da forte zona de resistência, entre os 1,320 e os 1,315. O RSI ainda tem margem de crescimento, e o indicador tendencial continua em modo Bullish. Neste cenário muito Bull de curto prazo, estaremos perante uma mudança de tendência ou simplesmente uma forte correcção?

gráfico diário
Um indicador que costumo utilizar para compreender estes movimentos, são os retracements de Fibonacci (aliás nas ultimas mensagens referi o bonito padrão que estava a ser feito no gráfico de 1 hora). O primeiro nível importante a ser quebrado está nos 1,324. Este valor corresponde aos 38,2% relativamente ao amplo movimento descendente entre os 1,424 e os 1,262. 

Enquanto esse valor não for quebrado, ainda por cima junto da forte zona de resistência, considero apenas mera correcção.

Nas ultimas horas pode estar a ser formada uma divergência negativa entre a cotação e o RSI no gráfico de 1 hora. No entanto, isto não sucede no gráfico de 4horas, o que acaba por retirar credibilidade ou peso. O -DX ainda está um pouco longe dos valores onde tem provocado reacção nestas recentes subidas.

gráfico 1 hora
Perante este cenário, será perfeitamente normal nova recuperação de energia entre os 1,320 e os 1,324. Mais uma vez os pontos a vigiar são os 50% ou mesmo os 61,8% de fibonacci. Isto deve implicar os 1,304/1,301 voltarem a ser visitados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário