3 de janeiro de 2012

USDCAD - perto da paridade

Esta é a primeira análise ao cross UsdCad neste blogue, portanto vai ser um pouco mais abrangente.

Nos últimos 25 anos viveu 2 Bull Markets e está actualmente no 3º Bear Market.

gráfico mensal 1987-2012
O seu ultimo Bull Market foi bastante intenso e rápido. Valorizou 4000 pips em apenas 15 meses! Em Março de 2009 começou novo ciclo descendente, tendo perdido 3500 pips em 2 anos e meio.

gráfico semanal 2007-2012
Em Agosto de 2011 o USDCAD consegue quebrar a LTD de longo prazo, e em Setembro quebra a forte zona de resistência técnica dos 1,000/0,997 e no fundo também a barreira psicológica da paridade.

Nos últimos 4 meses de negociação, andou a formar um amplo triângulo simétrico. A sua amplitude é de +-840 pips.

gráfico diário
Hoje parece querer quebrar a LTA de médio prazo, o que pode provocar a activação do referido triângulo simétrico. O seu target está nos +-0,934.

Observando mais de perto, um gráfico de 4 horas, existe uma figura também a favor dos ursos, um triângulo descendente. A sua projecção é de +-445 pips, o que atira o target para os +-0,965.

gráfico 4 horas
O cenário parece estar completamente a favor dos ursos neste momento. As tendências, as figuras técnicas e mesmo os indicadores parecem seus aliados. No entanto, está numa zona de forte resistência técnica, psicológica e o gráfico de 1 hora apresenta uma ligeira divergência positiva entre o RSI e a cotação. Por este motivo, parece provável uma correcção a estes valores, que pode atingir os 1,017/1,025.

Apesar de não considerar um cross tecnicamente perfeito, tenho o habito de o acompanhar e mesmo de o negociar. Abre excelente perspectivas, por exemplo, para poder fazer uma "espécie de Hedging" a uma posição aberta no EURUSD. A correlação inversa têm sido interessante (nas ultimas semanas abrandou um pouco), como se pode verificar nesta tabela existente no site da corretora Oanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário