9 de janeiro de 2012

Psi 20 a 4 passos de confirmar o início de um novo Bull Market

Depois de ter olhado para os gráficos de curto prazo do PSI 20, fiquei com a nítida sensação que algo de importante se estará a preparar em termos de movimento técnico. Face esta minha suspeita decidi apresentar já esta análise mais detalhada ao PSI 20, apesar de ter sido colocado à votação a sua análise.

PSI 20 - gráfico diário 1999-2012
Na análise ao gráfico diário que se inicia em 1999, podemos observar várias zonas de suporte e resistência importantes.
- Zona de suporte dos 5155/5265 pontos, curiosamente esta zona foi também um importante suporte em 2003;
- Zona de resistência dos 5700 pontos, zona que serviu de fundo em 2009;
- Zona de resistência dos 6585/6700 pontos, zona que proporcionou a activação de um duplo fundo em 2009, e que serviu de suporte em Maio de 2010;.
- Zona de resistência dos 8135/7950 pontos, zona que funcionou de: resistência em 2001/2002, em 2004/2005 e entre finais de 2010, início de 2011, e de suporte em finais de 2009.

Outras zonas podíamos referir e que podem ser facilmente observadas no gráfico que se publica, mas, entendemos referir, para já, só estas, pois são aquelas linhas históricas que mais importância trazem face à actual cotação do PSI 20.


PSI 20 - gráfico diário 2008-2012

Visualizando o gráfico dos últimos 4 anos, podemos constatar que além das quatro zonas já referidas como importantes para o gráfico anterior, podemos acrescentar para este periodo mais duas zonas:
- Zona de resistência dos 7320/7550 pontos, zona que em 2010 e 2011 funcionou como suporte e como resistência;
- Zona de resistência 8900 pontos, limite superior do duplo topo formado em finais de 2009 inicios de 2010.

Na análise a este gráfico de 2008-2012 gostava de referir ainda uma última nota que tem a ver com aquela linha descendente que tecnicamente não se pode chamar LTD, pois só tem 2 toques. No entanto alerto para esta curiosidade que tem a ver com o facto de ela em 2012 se situar na zona de resistência dos 7320/7550 pontos. Esta linha tem a particularidade de unir, para já, 2 dois pontos importantes: o valor mais alto de 2010 coincidente com o 2.º topo do duplo topo, e o valor mais alto de 2011, ambos os valores coincidentes com valores de resistência importantes para o gráfico dos últimos 2 anos. 
PSI 20 - gráfico diário 2011-2012
O gráfico dos últimos 2 anos já nos apresenta mais algumas novidades em termos de pormenores técnicos:
- Temos no gráfico uma LTD de longo prazo, iniciada em Fevereiro de 2011, e coincidente em 2012 com a zona de resistência dos 6585/6700 pontos;
- Podemos verificar uma LTD de médio prazo, iniciada em Agosto de 2011 e já quebrada em alta em finais de Dezembro de 2011, com o corte em alta da zona dos 5900 pontos;
- Zona de resistência dos 6200/6350 pontos, zona que serviu de resistência entre Agosto e Outubro de 2011.

Antes de analisar os próximos 2 gráficos queria deixar uma nota para que não surjam quaisquer tipo de dúvidas aos leitores. Irei apresentar para o PSI 20 uma situação muito frequente para detectar inversões de tendência através das linhas, " as pás ventiladoras", e  irei apresentar uma formação de inversão de tendência o "duplo fundo". Ambos os padrões se encontram apenas numa fase de formação, mas como se pode verificar na análise dos gráficos que se seguem, podem dar uma grande margem de segurança para estabelecer uma estratégia de trading para o PSI 20 para os próximos meses.


PSI 20 - Pás Ventiladoras
Falar em inversão de tendência no PSI 20 até pode ser entendido, nesta altura, como um "sondbyte" mediático, isto tendo em conta as notícias que infelizmente nos chegam diariamente sobre a nossa economia. Será? Penso que não, pois temos já 2 linhas formadas das 3 que integram as Pás Ventiladoras Ascendentes.

O gráfico é bem esclarecedor. Estamos perante um movimento de inversão de tendência de um movimento de baixa para um movimento de alta, com 2 linhas já formadas e respectivos 2 cortes em alta. Neste momento o PSI 20 aguarda a formação da 3.ª linha da pá ventiladora ascendente. Para que esta situação aconteça terá de ocorrer um movimento técnico importante: a quebra em alta da zona de resistência dos 5700 pontos.

Será a quebra desta zona de resistência, de importância inclusivé histórica (pois corresponde aos minimos de 2009), que nos dará não só à possibilidade de formação da 3.ª linha da pá ventiladora ascendente, mas também à activação de um duplo fundo quase perfeito.
PSI 20 - possível duplo fundo
Este último gráfico aponta para a possibilidade do tal duplo fundo no PSI 20 e traduz bem a importância da resistência dos 5700 pontos. Estamos perante uma zona de referência histórica e perante a neckline do possível duplo fundo (quase perfeito).

A quebra em alta da neckline activará um duplo fundo que tem uma projecção de target a apontar para a zona dos 6250 pontos. Em virtude dos dois minimos deste fundo terem uma diferença percentual de cerca de 2% deixa maior margem de flexibilidade para o target da figura, daí estabelecermos uma zona mais ampla para o target (zona do quadrado). Esta zona do quadrado (6200/6350) já foi referida como zona de resistência a considerar, e caso seja atingida será uma zona de alguma resistência.

Face a esta situação esta zona de resistência de curto prazo, cuja importância se desenvolveu entre Agosto e Outubro de 2011, coincidirá com o possível target do duplo fundo. Como estamos perante uma zona de resistência é bem provável que haja um movimento técnico de tomada de mais-valias, movimento este que irá porporcionar o desenho da 3.ª linha da Pá Ventiladora Ascendente.

Uma vez formada esta 3.ª linha, resta que ocorra o seu corte em alta. Este corte só ocorrerá com a quebra em alta da zona de resistência dos 6200/6350.

Esta quebra da zona de resistência em alta dará ao PSI 20 um novo vigor e uma forte probabilidade de ser testada a próxima zona de resistência dos 6585/6700 pontos e respectivo toque na LTD de longo prazo. Se chegarmos a esta situação estou convencido que estaremos perante uma zona de forte resistência, mas, no entanto, o PSI terá dado já dois grandes passos: a activação de uma formação de inversão (duplo fundo) e a activação de uma figura de inversão de tendência (pás ventiladoras ascendentes).

Faltam os restantes 2 passos rumo ao novo Bull Market. E quais são eles?

- Quebra em alta da zona de resistência dos 6585/6700 pontos e consequente quebra da LTD de longo prazo. A ruptura em alta desta zona dará ao PSI uma saúde técnica fantástica e fortes condições para o passo seguinte.

- Quebra em alta da zona de resistência dos 7320/7550 pontos e início de um novo Bull Market.

Falar actualmente em Bull Market no PSI 20 quase pode parecer uma prova de insanidade mental. No entanto, estou convencido que se houver força para dar estes quatro grandes passos, podemos afirmar com bastante convicção, que, no dia 25 de Novembro de 2011, foi dado o tiro de partida rumo à confirmação de um novo Bull Market no PSI 20.

2 comentários:

  1. J Alves,

    Os meus parabéns pela excelente análise, que bem sei, te deve ter dado algum trabalho a realizar.

    A última vez que te ouvi falar de "pás ventiladoras" no S&P 500 verificou-se uma correcção do índice significativa. Espero que também acertes no nosso PSI para o bem de todos nós,portugueses.

    De facto analisando as acções do PSI uma a uma, começamos a perceber alterações de curto prazo, com várias coutadas a parecer querer fazer fundos de longo prazo e com tendências de curto prazo bullish, com algumas LT´s importantes a serem quebradas em alta.

    Vamos ver se 2012 será de facto o ano de viragem deste bear market, como disse, espero que sim:)


    Entretanto como ainda não o tinha feito aproveito para te felicitar, a ti ao Zeca e ao Paubo, pela iniciativa de criarem este blogue, com uma equipa forte, e com vários elementos o que o torna mais dinamico (mais análises e diversificadas) e atractivo.


    Abraços e bons negócios.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Rags

    Quanto ao trabalho tu que tb fazes boa análise técnica, já sabes como isto às vezes é bem mais duro que que aquilo que parece...

    As pás ventiladoras elas estão láe têm tudo para ser formadas. O duplo fundo em formação parece tb bem evidente, o volume neste segundo fundo é o exemplo disso. Activadas as pás ventiladoras acho que isto vai voar, apesar das resistências que lhe esão pela frente serem de muito respeito.

    Já agora uma outra nota oa MACD está a entrar em terreno positivo coisa q ja não acontecia há quase 1 ano.

    Relativamente às cotadas do psi20 algumas ja estão a dar bons sinais de inversao com figuras de inversão em formação. Outras ainda estão apáticas, sem interesse.

    Os sinais técnicos apesar de precoces parece-me que estão nos gráficos, quando eles forem activados aí veremos as consequências.

    Por último queria agradecer-te as felicitações,

    Um abraço

    ResponderEliminar