18 de janeiro de 2012

Caterpillar - Será que vamos ter um pullback ao rectângulo?

Confesso que pensei algumas vezes se iria ou não fazer uma análise à Caterpillar (CAT). Contudo, como entendo que um trader, às vezes, também tem de ser visionário nas suas análises, decidi apresentá-la.

Caterpillar - gráfico diário

Conforme se pode verificar no gráfico, em anexo, há 2 zonas de enorme importância para o curto/médio prazo da CAT: a zona de suporte dos 95/97.50 dolares, e a zona de resistência, coincidente com os máximos de 2011 entre os 113/116. Eventualmente poderia considerar-se também ali uma zona de resistência nos 105/106 dolares, associado a uma eventual LTD que se possa vir a formar, contudo para já parece-me prematuro falar nesse cenário.


Caterpillar - gráfico diário


No cenário de curto prazo acho que podemos ter aqui uma interessante hipótese de trading.  Conforme se pode verificar no gráfico a CAT fez um rectângulo durante mais de 2 meses, o qual foi quebrado em alta no início deste ano. É muito frequente nestas figuras existir um pullback ao limite superior do rectângulo. E é aqui que o cenário de trading de curto prazo se pode tornar interessante.

Ontem a CAT deixou uma vela que pode sinalizar uma inversão de tendência de curto prazo e que poderá ajudar a formar uma shooting star, padrão bear. Uma confirmação hoje poderá ser uma ajuda para o surgimento do tal pullback tão característico dos rectângulos.

Para já estamos apenas perante um cenário, no entanto será interessante observar o dia de hoje para perceber o que vai acontecer na Caterpillar e quais as conclusões possíveis a retirar.

Sem comentários:

Enviar um comentário