11 de janeiro de 2012

SP 500 a entrar em zona de resistência

No S&P 500 podemos encontrar algumas novidades em termos de movimentos técnicos recentes, mas no essencial as zonas importantes para o trading continuam as mesmas, conforme se pode verificar no gráfico diário. Vou-me dispensar de as referir em texto, pois elas no gráfico são bem perceptíveis.

S&P 500 - gráfico diário

A última vez que fiz uma análise mais exaustiva ao S&P 500 tinha um sentimento ligeiramente diferente do actual, pelas razões que na altura descrevi. Os 1255/67 eram uma zona de resistência ainda em vigor e a LTD de médio prazo continuava firme.

Em finais de 2011, em plena época natalícia, começaram a surgir alguns sinais de que a força dos touros era forte, tivemos primeiro a quebra da LTD, e com a abertura das bolsas em 2012 confirmou-se a quebra da zona de resistência.

Face a isto só me restava uma solução, os meus pressupostos técnicos tinham fracassado logo, teria de vestir o outro fato, o de touro. A quebra da LTD, da zona de resistência e se quiserem até da MA 200 foi um claro sinal Bull.

A cotação actual é a grande novidade de 2012 do S&P500, que neste momento tem como zonas importantes a zona de resistência dos 1295/1307 pontos e a agora zona de suporte dos 1255/1267 pontos. Olhando o gráfico diário verificamos que estamos a entrar na zona de resistência, ou seja zona onde pode ocorrer alguma pressão da parte dos ursos.


SP 500 - 4H


Ohando ainda o gráfico de 4H o canal ascendente já várias vezes referido e iniciado a 20 de Dezembro, continua pujante e tem condicionado a evolução da cotação desde essa altura. E quanto a possíveis entradas o que fazer?

Se olharmos para o gráfico diário diria que estamos em zona neutra. Já no gráfico de 4H e tendo em conta o canal ascendente, entradas longas junto ao limite inferior do canal e curtas junto ao limite superior é uma estratégia que até vem nos livros.

Além deste canal podemos constatar que esta zona dos 1284 está a ser uma referência para o gráfico de 4H e ao mesmo tempo coincide com o limite inferior do canal ascendente, por isso, parece-me que arriscar uma entrada longa, nesta zona, é uma boa estratégia de trading, no entanto não esquecer os stops, pois a quebra do canal ascendente será um sinal que podemos ter uma correcção técnica.

Para o curtíssimo prazo, os 1284 são um valor de referência interessante que pode funcionar como pivot para os curtos e para os longos, resta aguardarmos pelos sinais.

Sem comentários:

Enviar um comentário