5 de janeiro de 2012

Bank of America a um passo de um movimento de alta


O Bank of America foi a acção mais votada da 1.ª edição dos discos pedidos.

O BAC é um dos bancos dos EUA que mais tem desvalorizado nos últimos 2 anos. Com um máximo de 19.86 dolares, em 15 de Abril de 2010, o BAC fechou a sessão de ontem a valer 5.81 dolares. Aqui está um bom exemplo de quão perigoso pode ser andar à procura de fundos na bolsa.


BAC - gráfico diário

Nesta perspectiva de longo prazo há uma zona que para mim merece bastante importância a zona de resistência dos 11 dolares. Esta zona, quando foi quebrada em Agosto de 2011, originou fortes perdas na cotação.Também foi depois deste forte movimento de baixa que o multi-milionário Warren Buffet passou a ser accionista do banco, comprando as acções a 7.60 dolares, se não me falha a memória.


BAC - gráfico diário

Apesar desta perspectiva de longo prazo ser importante para ter uma noção mais larga do movimento que as acções estão a fazer, queria dar especial enfoque ao médio/curto prazo.

Para o médio/curto prazo confesso que esta análise me facultou uma perspectiva bastante diferente da que tinha há 15 dias, e isto demonstra bem quão difícil é termos uma opinião bem fundamentada sobre um activo, isto para não corrermos o risco de sermos considerados "caçadores de tiro ao prato".

Há 3 zonas que para mim devem ser sublinhadas:
  • Zona de resistência dos 5.90 dolares (zona muito importante);
  • Zona de resistência dos 7.40 dolares;
  • Zona de suporte dos 4.95/5.10 dolares.

BAC - gráfico diário

Refiro a zona dos 5.90 como muito importante, pois como podem verificar no gráfico de curto/médio prazo podemos traçar uma Linha de Tendência Descendente (LTD) de médio prazo que teve início em Julho de 2011, e que se encontra neste momento também nesta zona de resistência. Por este aspecto dou particular importância a esta resistência que no caso de ser quebrada em alta dá um forte impulso de subida ao BAC. A quebra desta zona pode ser um bom ponto para abrir posições longas, cujo target pode bem ser a próxima zona de resistência na zona dos 7.40 dolares.

A quebra desta zona de resistência activa também um duplo fundo feito com divergências positivas no gráfico diário, divergências estas que são bem visíveis não só no RSI mas também no MACD. Digamos que, estamos perante uma divergência positiva entre a cotação e o RSI e MACD, feita como mandam os livros, o que reforça o valor deste possível duplo fundo.

Face a isto podemos afirmar com algum grau de confiança que a quebra em alta desta zona de resistência e LTD de médio prazo situadas nos 5.90 dolares activará um duplo fundo feito com divergências positivas. Esta situação técnica tem como target a zona de resistência dos 7.40 dolares. Caso este movimento de quebra se confirme confesso que vou comprar bilhete para ver o filme...

2 comentários:

  1. Mais uma grande analise, neste caso do BAC parece que já vi este filme em qualquer lado (BCP), LOL ,cheira-me que vai no mesmo caminho.

    Muito bom J Alves, analises destas fazem falta a malta !!!!

    ResponderEliminar