27 de janeiro de 2012

PSI 20 a 4 passos de confirmar o início de um novo Bull Market (actualização)

Passados 20 dias de ter criado esta análise ao PSI 20 intitulada "PSI 20 a 4 passos de confirmar o início de um novo Bull Market", deixo hoje uma actualização. Actualizarei apenas as questões técnicas de curto prazo, uma vez que tudo o resto se mantém actualizado.

Os valores para o curto prazo continuam os mesmos:
  • Zona de suporte entre os 5155/5265, zona coincidente com os minimos deste bear market;
  • Zona de resistência dos 5700.

PSI 20 - gráfico diário

Na última análise referi a possibilidade de estarmos perante a possibilidade de formação de uma figura de inversão de tendência (o Duplo Fundo) e de um padrão de inversão de tendência (as Pás Ventiladoras Ascendentes). Decorrido este tempo, temos algumas novidades quanto ao duplo fundo, pois ele deixou de ter validade técnica. Esta figura, normalmente associada a finais de tendências descendentes e forte figura de inversão de tendência deixa de ser hipótese de análise técnica para o PSI 20.

Pelo momento actual parece que podemos estar a fazer uma laterização no PSI, assinalada no gráfico por um rectângulo a vermelho. Assinalei este rectângulo mas quero deixar algumas notas técnicas sobre esta formação:
  • Por regra, os rectângulos são formações de consolidação de tendência, no entanto, podem assumir-se como padrões de inversão quando associados a mínimos. Foi, em virtude desta excepção que eu estou a assinalar este rectângulo;
  • Uma outra nota para dizer que estes movimentos de trading range muitas vezes não têm uma perfeição nos valores minimos e máximos, pois às vezes eles comportam-se de forma muito parecida aos triângulos;
  • Os rectângulos têm um periodo de formação entre o 1 mês e os 3 meses, assim sendo esta possível figura ainda lhe resta algum tempo de formação (cerca de 1 mês +/-).

Na última análise referi também a possibilidade de estarmos perante um padrão de inversão de tendência chamado princípio das Pás Ventiladoras. Relativamente a esta formação ela continua a sua caminhada, no entanto, teremos de esperar a formação da 3.ª pá. Só após a formação da 3.ª pá e depois o seu corte em alta é que podemos dizer que as pás ventiladoras ascendentes se formaram, ou seja, que a tendência finalmente se inverteu. No gráfico deixo a título de hipótese uma linha verde a tracejado que corresponderá à tal 3.ª pá que falta desenhar.

Pelos gráficos continuo a acreditar que o PSI 20 estará claramente a fazer um fundo, tal como muitas das acções que o integram. A formação das pás ventiladoras ascendentes, num cenário de possível laterização associado a um rectângulo continua a ser um bom argumento, no que dia respeito à AT, para que o PSI supere os 5700 pontos e dê início à sua inversão de tendência.

Sem comentários:

Enviar um comentário