6 de janeiro de 2012

Comparação entre Industrys/Sectors/Subsectores Europeus e Americanos

Ultimamente tenho acompanhado com interesse a evolução do Supersector Banks. Como o J Alves nos últimos dias tem dedicado atenção a bancos americanos (excelente análise ao BAC) e a banca europeia continua a ser fortemente pressionada, acho apropriado deixar comparação do Supersector Banks europeu (ticker: SX7P) e americano (ticker: DJUSBK).

Ambos são dominados pelos ursos no longo/médio prazo. No entanto existe um dado curioso: o DJUSBK perdeu +-58% do seu valor durante 2011, enquanto o SX7P desvalorizou "apenas" 50%. O que até contraria um pouco aquilo que eu pensava...

A bid picture de ambos os Supersectores é bastante idêntica. Depois de quebrados os suportes da longa lateralização que sofreram durante ano e meio, primeiro o europeu em Junho e depois o americano em Agosto, ambos começaram a dar sinais de possível correcção através de divergências positivas entre a cotação e o RSI.

gráfico semanal DJUSBK

gráfico semanal SX7P
Se os gráficos semanais não apresentam significativas diferenças, a curto prazo o cenário é diferente.

O europeu continua a série de sucessivos lowers highs e lowers lows. Esta semana até começou a negociar acima da LTD de médio prazo, mas hoje fechou novamente abaixo dessa linha de tendência. O RSI voltou a ficar do lado Bearish e o ADX parece também querer inverter.

gráfico diário SX7P
O Supersector americano desde o final de Setembro vem fazendo sucessivos highers lows e está a encontrar resistência na zona dos 185/180 pontos.

Até podia referir um possível triângulo ascendente, mas encontro uma outra e bem mais interessante possível  figura bullish de reversão: um fundo arredondado.

gráfico diário DJUSBK
A transmitir mais peso a este padrão de reversão, o DJUSBK começou esta semana a quebrar a LTD de médio prazo. Ao contrario do Supersector europeu, não se tratou de um falso break.

Ele parece ter margem para continuar a subir, mas começa a entrar numa forte zona de resistência.

Confesso que nos últimos anos não tenho realizado nenhuma entrada em cotadas deste Supersector. No entanto, começo a procurar as melhores opções em bancos americanos, como por exemplo o BAC hoje analisado pelo J Alves. Já na Europa continuo a não achar minimamente interessante abertura de posições longas em cotadas do SX7P.

Sem comentários:

Enviar um comentário