24 de janeiro de 2012

Ouro - o verdadeiro touro

Como é meu hábito na primeira analise que faço a um ativo, vou deixar um olhar mais abrangente ao Ouro. Considero sempre muito importante conhecer a sua história.

Impressionante o gráfico do XAUUSD. Vive em constante Bull Market. Entre 2002 e 2011 passou dos 275 USD para os 1921 USD. Uma valorização de +-700%!

gráfico semanal 2002-2012
Esta prolongada caminhada dos touros para norte, sempre foi ajudada por LTAs de longo prazo. O Ouro apenas sentiu um pequeno abrandamento durante 2008, mas nunca foi colocada em causa a tendência primária ascendente.

A barreira psicológica dos +- 1000 USD acabou por criar a mais forte suporte/resistência da ultima década.

gráfico semanal 2007-2012
O seu máximo histórico foi atingido em Setembro de 2011, nos 1920,71 USD. Nesse momento deixa ficar um duplo topo, assinalado inclusive por uma divergência negativa bastante acentuada entre a cotação e o RSI. A 23 de Novembro quebra a neckline da figura de reversão, com bastante momentum. A zona de suporte dos +-1550 amparou a queda, valor muito próximo do target do duplo topo.

Os curtos satisfeitos com os ganhos, aliviam bastante as posições e a cotação sofre um boa correcção, regressando mesmo acima da neckline do duplo topo. No entanto, durante o mês de Novembro e Dezembro fica formada uma das raras LTDs de médio prazo da sua história.

gráfico diário
A divergência positiva formada nos últimos 2 lowers lows, junto da zona de suporte dos 1550 USD, permitiu nova aproximação à LTD e à zona de resistência dos +-1680/1670.

Observando o gráfico de 4 horas, parece normal existir uma correcção a este forte movimento ascendente verificado em Janeiro, devido à forte zona de resistência e LTD. No entanto, não existe nenhum sinal de perda de força dos touros. Não existe divergência negativa entre a cotação e o RSI, o indicador tendencial DMI está neutro.

gráfico 4 horas

Observando ainda mais de perto, o gráfico de 1 hora, o XAUUSD vem negociando claramente dentro de ranges na ultima semana, isto é, apresenta fundamentalmente carater oscilatório.

A semana passada evoluiu dentro do range +-1 667 e os +-1 645. A projecção deste retângulo era de +-22 USD. Esta semana esse range foi quebrado para norte, mas a subida parou depois de atingido +-50% desse valor.

gráfico 1 hora
A divergência negativa nos ultimos highers highs relativos levou a cotação a um pullback aos +-1 667. Eu estou sem qualquer posição aberta neste momento, mas este pode ser um bom ponto para uma entrada longa. Se o seu caracter oscilatório permanecer, resta esperar por uma divergência positiva perto destes valores.

Apesar da quebra da LTA de muito longo prazo em Dezembro passado, a tendência continua claramente ascendente nos time frames mais longos. No entanto, a médio prazo dominam os ursos e no muito curto prazo está neutro o ouro. Os pontos a vigiar são facilmente identificados.

Para os longos é importante esta zona de resistência e a LTD serem quebrados. Para os curtos confirmarem o seu domínio nos time frames mais pequenos é importante a recente LTA (gráfico 4 horas) ser quebrada e depois a zona de suporte entre os 1 550 e os 1 522 USD.

Desta forma, o local onde negoceia nas ultimas sessões assume um carater importante para as próximas semanas.

Esta análise foi bastante longa, mas procurei abranger todos os time frames. A próxima, prometo ser mais concisa. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário