3 de janeiro de 2012

Dax a bombar... até onde?


Depois de alguns dias à espera eis que o Dax se decidiu a quebrar uma das LT´s que vinham afunilando a cotação.

Conforme se pode verificar nos gráficos o Dax quebrou, ontem, em alta a Linha de Tendência Descendente que se vinha formando desde Julho de 2011. Neste momento a cotação situa-se na zona de resistência dos 6150 pontos, e aqui será dado o primeiro sinal de curto prazo do DAX.

Dax 30 - gráfico diário

Atribuo uma importância relativa a esta zona dos 6150 pontos pelo seguinte. Sempre que uma LTA é quebrada e temos um suporte muito próximo eu fico sempre desconfiado da força desse suporte. A mesma situação se aplica neste momento ao Dax, mas tendo como referência uma LTD e uma zona de resistência que lhe está próxima.

A quebra da LTD faz com que esta zona de resistência dos 6150 me deixe um pouco desconfiado dela, e por isso podemos estar perante  uma de duas situações. Ou estamos perante um possível movimento de quebra falso e os 6150 seguram a cotação havendo um reteste à LTD, e no reteste teremos a confirmação de que tipo de movimento estamos a ter, ou então teremos um movimento de alta que se estenderá já até à importante zona de resistência dos 6350/6500.
 
Dax 30 - gráfico 1h

Confesso que este movimento do Dax me está a deixar um pouco confuso, uma vez que ele está a ser feito apenas com os Indices Europeus abertos (com excepção do FTSE100 que ontem esteve encerrado), pois os futuros dos Indices Americanos só abrem hoje às 11h.

Para já penso que deve haver alguma prudência na abertura de posições no Dax, no entanto saliento os pontos de referência a ter em conta para o curto prazo.

  • Zona de resistência dos 6150;
  • Zona de resistência dos 6350/6500 (gráfico de cash), nos cfds zona dos 6430 pontos;
  • Zona de suporte dos 5900 pontos, suporte horizontal nos cfds e LTD no gráfico diário.
Vamos aguardar pela abertura dos Indices Americanos para podermos afinar a estratégia...

Sem comentários:

Enviar um comentário