24 de janeiro de 2012

EURUSD - e agora?

A correcção/inversão de tendência que o EURUSD está a ter (já ganhou +-440 pips!), foi assinalado pela divergência positiva entre a cotação e o RSI no gráfico diário e pela Broadening Bottom no gráfico de 4 horas ou 1 hora.

gráfico diário
A quebra da LTD de curto prazo na passada quinta-feira reforçou essa força dos longos, tal como o facto de ter regressado acima da zona de resistência entre os 1,296 e os 1,285.

O EURUSD está novamente num momento muito interessante. O movimento descendente iniciado ontem é meramente para os touros recuperarem energia, ou chegou ao fim esta correcção?

Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, podem ser obtidas importantes informações. Desde ontem pode estar a formar uma pequena Broadening Bottom. A sua projecção é de +-84 pips, o que atira o target para os +-1,289.

gráfico 1 hora
Como se pode verificar pelo gráfico acima colocado, o padrão desta boa subida têm sofrido correcções até aos 50% de Fibonacci relativamente as subidas:
  • 1ª dos 1,262 aos 1,280 e corrige até aos 1,271
  • 2ª dos 1,271 aos 1,298 e corrige até aos 1,285
Os 50% retracement desta ultima subida (1,285-1,305) está nos 1,295. Caso este ponto seja quebrado, podemos estar perante um movimento diferente, fugindo ao padrão até descrito.

Eu mantenho ainda as linhas vermelhas e azuis da Broadening Bottom que venho assinalando nas ultimas mensagens. Tecnicamente a vermelha é a mais perfeita, mas a azul provocou movimentos de correcção, pelo que me parece mais válida. Já foi dado um pequeno sinal nesta vela horária, por a cotação ter regressado abaixo dela. Convém referir que não a considero para efeito de abertura de posições, apenas para tentar ler possíveis inversões de padrões.

Para terminar deixo uma nota geral dos mercados. Parece que podemos estar perto de uma pequena correcção. O S&P 500 e o Nasdaq 100 (o grande líder desta subidas) deixaram ontem pequenos Dojis e os gráficos de 1 hora em CFDs apresentam também pequenas Broadenings. O mercado cambial pode também corrigir dos seus recentes movimentos, várias commodities (crude, ouro, prata) estão em pontos de pequenas correcções principalmente em time frames mais pequenos. O Vix deixou ontem um padrão de velas Bullish, mas enquanto negociar abaixo dos +- 25 pontos, os ursos continuam no poder.

Não penso em grandes movimentos, apenas um pequeno recuperar de energias dos touros. Pelo menos até à cimeira europeia...

Sem comentários:

Enviar um comentário