4 de janeiro de 2012

Novidades de Ano Novo do SP e no DAX


As novidades de Ano Novo, contrariamente ao que eram as minhas perspectivas, acabam por ser algumas quer no S&P 500, quer no Dax 30.

S&P 500 - gráfico diário

No SP a Linha de Tendência Descendente, acabou por ser esmagada e a zona de resistência dos 1255/1267 foi ontem quebrada em alta, acompanhando também o movimento de alta que o Dax já vinha a fazer desde segunda-feira. Podemos questionar se este movimento de subida no SP terá pernas para andar, mas para já foram dados 2 sinais importantes (quebra da LTD e da zona de resistência, apesar de que a quebra da resistência necessitar de confirmação na sessão de hoje).


Pelo que tenho lido muita gente da AT aponta para uma subida até à próxima zona de resistência dos 1295/1307 pontos. Este será um movimento a ter em conta se o Indice na sessão de hoje confirmar a quebra da zona de resistência.


DAX 30 - gráfico diário

O Dax foi o verdadeiro campeão de Ano Novo. Ainda os futuros do SP não estavam abertos e já ele estava com uma valorização acumulada entre segunda e a manhã de terça de cerca de 4.5%. Tal como vinha a referir a quebra de umas das LT´s iria proporcionar uma movimento forte, e assim aconteceu. A quebra da Linha de Tendência Descendente fez com que o Dax esteja hoje a negociar na zona de resistência dos 6150 pontos.

Estou curioso para perceber o que vai acontecer nesta zona dos 6150 pontos, uma vez que estamos perante uma zona que funcionará como pivot para o próximo movimento. Pelas sessões de ontem e hoje parece que estamos a consolidar, mas acho mais prudente aguardar uma clarificação para perceber qual o sentido do movimento.

5 comentários:

  1. Bom dia,

    Eu continuo curto desde o ano passado (1255 29-dez 14:30), não accionei os stop´s, pulso de ferro, ou simplesmente teimosia, acredito que o sp venha a fechar o gap, se assim não acontecer la terei que que fazer o que não quero.

    Já sinto falta do Zeca, e gostava de saber se ele accionou o stop dele, eu quase que aposto como ele se mantém firme !!!!!

    ResponderEliminar
  2. Boas orange,

    pelo que sei o zeca alterou os stops, mas ele mais logo penso que ja anda por cá

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Este é o meu primeiro comentário, embora venha a acompanhar o vosso blog, e antes de mais os meus parabéns por tamanha iniciativa. Um muito obrigado.
    Gostava de lhes perguntar, se tem na vossa posse algum tipo de leitura sobre negociação com base em divergências. Era um assunto do qual gostava de saber mais, mas não consigo encontrar muito sobre isso.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Babiu,

    neste link (http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:relative_strength_in) tens uma explicação como podes negociar com base em divergência entre a cotação e o RSI. O conceito será o mesmo para outros indicadores, como por exemplo com o MACD (http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:moving_average_conve).

    É sempre preciso teres em consideração que estes 2 indicadores são tendências e por isso mesmo pode não funcionar esta estratégia em activos com tendência muito forte. Um exemplo concreto acontece no forex. Quando está com uma tendência ascedente/descendente muito vincada é normal gerar falsos sinais.

    Depois tens alguns livros que são uma autêntica enciclopédia de analise técnica: John J Murphy - Technical Analysis Of The Financial Markets ou o Technical Analysis of Stock Trends by Robert D. Edwards and John Magee. Para mim os melhores, que também referem as divergências.

    Os livros que o J Alves vêm colocando também falam no assunto e tem a particularidade de estarem em português.

    Abraço e continua a colocar questões/opiniões. São bem vindas.

    ResponderEliminar
  5. Obviamente que me enganei nesta parte:"É sempre preciso teres em consideração que estes 2 indicadores são tendências"...

    ...queria dizer oscilatórios....

    ResponderEliminar