8 de janeiro de 2012

Galp - estarão de volta os velhos hábitos?

Confesso que sempre tive um carinho especial pela Galp. Talvez por ter sido um dos sortudos que foi à OPV em 2006...na altura ainda entrava nas OPVs (tal como infelizmente na EDP R)....

Historicamente sempre foi muito técnica, respeitando os seus suportes, resistências e linhas de tendência. No entanto, o seu "carácter" tem modificado. Os seus primeiros anos na bolsa foram marcados por fortes tendências. Desde Junho de 2010, passou a negociar predominantemente em ranges.

gráfico semanal 2006-2012
Durante Outubro e Novembro negociou num range apertado. A sua quebra para sul implicou a perda de 25% do seu valor em apenas 3 semanas. Será que voltou a ser o que era? Novamente de fortes tendências?

Esta queda brutal inciou com um (grande) gap down. Voltando a observar o seu ainda pequeno passado em bolsa, a Galp sofreu 12 (apenas os mais acentuados) na sua historia (desde 2006). Todos eles foram fechados. O mais "famoso" sucedeu em Novembro de 2007 quando foi descoberto petróleo no Brasil. Fechou em Julho de 2008, passado 8 meses. Este também deverá ser encerrado. Mas quando?

A Galp nos últimos 2 lowers lows formou uma divergência positiva entre a cotação e o RSI (visível no gráfico semanal e diário). Inicialmente a reacção não foi grande, mas permitiu acalmar a forte tendência descendente. Esta semana teve uma interessante valorização, ganhando aproximadamente 12%, com volumes diários acima da média.

gráfico diário
Este crescimento permitiu formar um novo higher high relativo, o que acaba por ser um interessante sinal dos longos. O fecho semanal foi junto da agora zona de resistência 12,83-12,74.

O indicador oscilatório RSI tem ainda boa margem de progressão e o indicador tendencial ADX acabou a semana a níveis de Junho, quando a cotação subiu dos +-14,80 até aos +-17,00.

No entanto, não parece fácil esta zona de resistência ser quebrada à primeira tentativa. Caso sofra uma correcção, os 12,50-12,40 serão o primeiro local que pode servir de pequeno suporte. Caso esta zona não aguente, será importante os +-12,10 não serem quebrados. Este valor corresponde ao middle point da ultima grande vela semanal.

Se o movimento continuar para norte, existe a histórica zona de resistência +-14,00/13,82. Lembro que estes valores são já muito próximos do gap aberto referido no inicio da mensagem.

Para quem está longo, não existe qualquer motivo para fechar posições. Para quem espera o melhor momento para abrir posição longas, o ideal é esperar pela ruptura dos 12,83-12,74 e posterior pullback. A estes valores pode existir alguma tentação de entrar curto. Porém o stop deve estar bem apertado.

A grande questão que se coloca neste momento: vai continuar a negociar em ranges e assim será perfeitamente normal uma correcção já esta semana, ou volta à sua velha forma de seguidora de fortes tendências? Os 12,83-12,74 terão já uma palavra a dizer esta semana...

Sem comentários:

Enviar um comentário